Tudo sobre a final da Leagues Cup 2024 entre dois gigantes da MLS, revivendo a disputa do ano anterior onde a equipe da casa levou a melhor
A final da Leagues Cup 2024, torneio entre as duas maiores Ligas do continente, será protagonizado por dois dos maiores clubes da Major League Soccer (MLS): LAFC e Columbus Crew. As duas equipes garantiram suas vagas na grande decisão após vitórias convincentes em casa nas semifinais, e agora se enfrentarão no próximo domingo, 25 de agosto, no Lower.com Field, em Columbus, Ohio, casa do Crew.
Confira como foram os jogos das semifinais da Leagues Cup:
Columbus Crew Supera Philadelphia Union e Garante a Final da Leagues Cup em Casa
O Columbus Crew assegurou seu lugar na final ao vencer o Philadelphia Union por 3 a 1, em uma partida marcada pelo brilhantismo do uruguaio Diego Rossi, que marcou dois gols na partida. Jogando em casa, no Lower.com Field, o Crew dominou o confronto, garantindo o direito de sediar a final como o time com a melhor campanha restante na competição.
O Columbus, que já havia eliminado o Inter Miami CF nas oitavas de final e o New York City FC nos pênaltis nas quartas de final, mostrou mais uma vez sua força jogando em casa. A equipe só perdeu duas das últimas 42 partidas no Lower.com Field, incluindo uma vitória sobre o próprio LAFC na final da MLS Cup 2023, há apenas oito meses.
Agora, as duas equipes se preparam para mais um confronto na final da Leagues Cup 2024. Anteriormente, durante este ano, ambas equipes jogaram em Los Angeles e o resultado foi um imponente 5 a 1 a favor do Columbus, demonstrando grande superioridade sobre o adversário.
Além do título, o vencedor garantirá uma vaga direta nas oitavas de final da Concacaf Champions Cup 2025, um dos torneios mais prestigiados do futebol continental.
LAFC Avança para a Final da Leagues Cup Sobre o Colorado Rapids
Para o capitão do LAFC, Ilie Sanchez, o Columbus “deve ser o favorito para o jogo final”, mas que ninguém se surpreenda caso o LAFC faça o que poucos conseguem fazer no Lower.com: vencer o Crew e se tornar a segunda equipe da MLS a vencer a competição na sua segunda edição.
O LAFC conquistou uma das vagas na final da Leagues Cup pela primeira vez na história do clube ao derrotar o Colorado Rapids por 4 a 0 na noite de quarta-feira, no BMO Stadium, em Los Angeles. A equipe de Los Angeles dominou completamente o jogo, com gols de Mateusz Bogusz, Kei Kamara, Denis Bouanga e do recém-contratado Lewis O’Brien. Olivier Giroud entrou no segundo tempo da partida, mas apesar de ser mais ativo, não marcou para o Black and Gold.
A partida começou equilibrada, com ambas as equipes criando oportunidades. No entanto, foi o LAFC que conseguiu abrir o placar aos 42 minutos do primeiro tempo, quando Jesus Murillo tocou para o Bogusz na área, e o meia polonês finalizou com precisão no canto oposto, superando o goleiro Zack Steffen. Apenas três minutos depois, o LAFC ampliou a vantagem com Kamara, que completou com perfeição um cruzamento de Ryan Hollingshead.
No segundo tempo, o domínio do LAFC continuou. Bouanga, o artilheiro do time na competição, marcou o terceiro gol após uma bela jogada individual que começou em seu próprio campo defensivo. O’Brien fechou o placar aos 75 minutos, aproveitando um rebote na entrada da área para marcar seu primeiro gol pelo clube.
Além de garantir um lugar na final, a vitória também garantiu ao LAFC uma vaga na edição de 2025 da Concacaf Champions Cup, onde o vencedor da Leagues Cup se classificará diretamente para as oitavas de final.
Expectativa para a Final da Leagues Cup 2024
O LAFC e o Columbus Crew chegam à final com campanhas sólidas e jogando um futebol de alto nível e fazem uma revanche da final da MLS Cup de 2023. A ausência de uma equipe mexicana de certa forma faz com que o torneio acabe nas mãos de uma das duas equipes mais completas do futebol da MLS em 2024. Enquanto o LAFC confia em seu poder ofensivo, liderado por Denis Bouanga, o Columbus aposta na consistência de Diego Rossi e Cucho Hernandez, além da vantagem de jogar em casa em uma final de partida única.
A grande final está marcada para domingo, 25 de agosto, às 20h15 (horário de Brasília) e será transmitida pelo MLS Season Pass no Apple TV.
LEIA AINDA: Mauricio Pochettino é o novo treinador da seleção americana de futebol rumo a Copa do Mundo de 2026
Capa: Columbus Crew / X