O Columbus Crew finalizou a contratação do húngaro Dániel Gazdag, do Philadelphia Union , de acordo com Tom Bogert. Gazdag chega ao Columbus por meio do chamado cash trade, novo sistema implementado pela liga nesta temporada. Os valores da negociação ainda não foram confirmados por nenhuma das equipes.
Gazdag já está em Ohio e pode ser visto durante o treino do Columbus com seus novos companheiros.
Desde as saídas de Cucho Hernández e Cristian Ramírez, mesmo com o bom desempenho da equipe, era evidente a necessidade de reposição para essas duas peças. Apesar das poucas notícias sobre sondagens, estava claro que, em algum momento, essa reposição aconteceria.
Cash Trade: a nova ferramenta que movimenta o mercado da MLS
O cash trade permite que os clubes da MLS. comprem jogadores de outras equipes dentro da própria liga — algo que não era permitido até o ano passado. Antes, as transferências internas eram viabilizadas apenas por meio de trocas. Com esse novo sistema, algumas negociações já movimentaram o mercado, como a ida de Evander, do Portland Timbers para o Cincinnati, por 12 milhões de dólares, e de Jack McGlynn, que se transferiu do Philadelphia Union para o Houston Dynamo, por 2,1 milhões de dólares.
Gazdag: números expressivos e protagonismo na MLS
Dániel Gazdag defendia o Philadelphia Union desde 2021. No clube, marcou 72 gols e distribuiu 24 assistências em 161 partidas. Nesta temporada, já balançou as redes duas vezes e deu duas assistências em apenas seis jogos. Gazdag foi um dos pilares da equipe nos últimos anos, se tornando o maior artilheiro da historia do clube e também contribuindo de forma decisiva para a campanha que levou o Union até a final da MLS Cup em 2022, quando acabaram derrotados pelo LAFC.
Em campo, Gazdag atua preferencialmente pelos lados, como ponta, mas também pode desempenhar a função de camisa 10. Dentro do sistema de Wilfried Nancy, a expectativa é que ele atue ao lado de Diego Rossi, com liberdade para flutuar entre as linhas e explorar os espaços no setor ofensivo.
Salário, insatisfação e oportunidade para o Columbus
Notícias que saem de jornalistas que cobrem o Philadelphia Union, reportavam que Daniel Gazdag gostaria de um aumento do seu salário e o Philadelphia não queria chegar a sua pedida. De acordo com Guia Salarial da MLS, Daniel recebia como base 1.6 milhões de dólares. que poderia chegar a 1.7 milhões com compensações garantidas e gostaria de receber em volta de 3 milhões de dólares. O Columbus estava disposto a dar esse salário, visto que recebeu um bom dinheiro principalmente com a transferência do Cucho Hernandez.