A importância da disputa pelo terceiro lugar
Com a mudança no formato da League Cup em 2025, foi implementada a disputa de terceiro e quarto lugar. Normalmente, esse jogo não costuma ter muito peso, já que as equipes entram mais relaxadas e sem tanta responsabilidade. Desta vez, porém, não foi o caso. O vencedor do confronto garantia uma vaga na Concacaf Champions Cup de 2026, tornando a partida muito mais importante para ambos os times.
Polêmicas e derrotas nas semifinais
O Orlando City chegou à disputa do terceiro lugar após uma derrota polêmica para o Inter Miami nas semifinais. No primeiro tempo, fez um jogo competitivo, anulando bem as peças ofensivas do rival e sendo premiado com um gol de Marco Pasalic. No segundo, porém, viu sua vantagem ruir: Messi marcou duas vezes e Segovia ampliou no fim. A revolta do Orlando foi grande, especialmente por um pênalti não marcado em Ivan Ângulo quando ainda vencia por 1 a 0, além da penalidade assinalada no primeiro gol do Inter, que ainda resultou na expulsão do lateral David Brekal.
O LA Galaxy, por sua vez, enfrentou o Seattle Sounders e foi completamente dominado na semifinal. Sofreu uma derrota por 2 a 0, com gols de De La Vega e De Rosário.
Galaxy aproveita os momentos decisivos
A vaga na Concacaf era valiosa para os dois clubes, mas, sem dúvidas, para o Galaxy representava a chance de aliviar um pouco o peso da péssima temporada até aqui. Isso ficou claro logo no início da partida. Aos 8 minutos, Pec puxou contra-ataque, driblou o zagueiro Kyle Smith e serviu Marcos Reus, que apenas completou para abrir o placar. Apesar do bom começo, o Orlando City passou a ser mais perigoso após o gol. Luis Muriel teve um gol anulado por impedimento aos 12 minutos, Adrian Marín acertou a trave logo depois, e a sensação era de que o empate estava próximo.
Na segunda etapa, o roteiro se manteve: o Orlando pressionava em busca do gol. Aos 49, após saída errada do Galaxy, Ângulo encontrou Atuesta, que finalizou de fora da área, mas a bola explodiu na trave mais uma vez. Dez minutos depois, o empate finalmente saiu. Mesmo cercado por nove defensores do Galaxy, Muriel recebeu de Ângulo e tocou para Ojeda, que empatou a partida — seu quarto gol nesta edição da Leagues Cup.
A alegria do Orlando, no entanto, durou pouco. Sete minutos depois, o Galaxy devolveu na mesma moeda: roubada de bola no campo de ataque, Paintsil usou o corpo para deixar o marcador para trás e finalizou sem chances para Pedro Gallese. Após reassumir a vantagem, o Galaxy soube administrar bem o resultado, garantindo a vitória e a vaga na Concacaf Champions Cup 2026.
História e legado do Galaxy na Concacaf
Com a classificação do LA Galaxy, irá participar pela décima segunda vez da Concacaf. O clube californiano conquistou seu único título da Concacaf Champions’ Cup em 2000, ao vencer o Olimpia, de Honduras, por 3 a 2 na final disputada no Los Angeles Memorial Coliseum. Com este triunfo, o Galaxy se tornou o primeiro clube da MLS a conquistar uma competição da Concacaf
📌 Imagem de capa: Leagues Cup