A MLS estuda mudar seu calendário para outono–primavera e substituir as conferências por cinco divisões regionais, criando novas rivalidades e reduzindo viagens. Entenda os planos do novo calendário da MLS, ponto a ser discutido por donos de franquias, segundo o The Athletic
Uma reunião estratégica entre os donos das franquias da Major League Soccer (MLS) está prestes a acontecer esta semana — e promete reacender debates antigos com impactos profundos no futuro da liga.
LEIA AINDA: ASSISTA: Nevasca histórica e golaço de bicicleta marcam final do Campeonato Canadense
Segundo a apuração de Tom Bogert e Paul Tenorio, do The Athletic, a pauta da reestruturação da Major League Soccer inclui dois eixos centrais: a possível transição para um calendário no formato outono–primavera, mais alinhado ao calendário internacional, e a criação de cinco divisões regionais, substituindo o atual sistema de conferências.
Hoje, a MLS opera com duas conferências (Leste e Oeste) e com um calendário invertido em relação às principais competições globais. Isso impõe desafios logísticos e climáticos, como jogos em meio à neve no inverno e sob calor extremo no verão.
Sources: MLS owners are expected to vote on flipping to fall-spring calendar at Thursday's BOG meeting. Could happen as soon as 2027.
Also: Changes to competition format expected too, including single league table + divisions.
w/ @PaulTenorio https://t.co/d1iJfueORA
— Tom Bogert (@tombogert) November 12, 2025
O Novo Proposto Calendário da MLS
O plano é que a temporada regular da MLS se estenda de meados ou no final de julho ou de agosto até abril, com os playoffs realizados em maio. A liga faria uma pausa de inverno em dezembro e em janeiro. Os jogos seriam provavelmente interrompidos da segunda semana de dezembro até a primeira ou a terceira semana de fevereiro, diz Bogert.
Mas a mudança mais ousada talvez esteja no desenho da própria liga. Em vez de manter as conferências da MLS intactas, a liga considera reorganizar seus clubes em cinco divisões geográficas, em um modelo semelhante ao da NBA ou da MLB.
A lógica é clara: menos viagens, mais rivalidades locais, classificações mais justas e maior apelo comercial com confrontos de alto engajamento — tudo em sintonia com os interesses da Apple e de outros parceiros comerciais.

Esse novo desenho de temporada abriria também espaço para a Leagues Cup ser reposicionada, seja como torneio inaugural do ano, seja como evento de verão com calendário fixo.
Leitura recomendada: Reportagem completa de Bogert e Tenorio no The Athletic
