Ramiro, ex-Corinthians, assumiu a capitania no clube da MLS logo na sua 1ª temporada nos Estados Unidos
O FC Dallas começou os playoffs da MLS 2025 com o “pé esquerdo”. Logo no 1° jogo da série de 3 contra o Vancouver Whitecaps, os “touros” texanos foram superados por 3 a 0, com gols de Rios, Muller e Cabrera.
Apesar da derrota acachapante, quem saiu com moral das quatro linhas foi o volante brasileiro Ramiro, ex-Corinthians, Grêmio e Cruzeiro. Escalado como lateral-direito, o jogador e capitão do time, foi um dos jogadores com mais duelos vencidos na partida.
Na entrevista pós-jogo, o Território MLS pôde falar com o técnico Eric Quill, que destacou a importância de Ramiro para a equipe, confira no vídeo abaix:
https://x.com/ocrismoraes/status/1982629761236267328
RAMIRO: DO SUCESSO AO GRÊMIO, A PASSAGEM POR CORINTHIANS, CRUZEIRO E MLS
Em 2013, Ramiro assinou com o Grêmio, clube onde viveu o auge da carreira. Foram mais de 250 partidas pelo clube, conquistando títulos importantes, como a Copa Libertadores da América 2017 (2017) e a Copa do Brasil, em 2016.
No clube gaúcho, Ramiro se consolidou como um volante de marcação duro, presente em transições e com certa versatilidade para subir ou atuar por fora quando necessário. O ambiente no Grêmio – que valorizava jogadores de luta, intensidade e identificação – foi propício para que ele se estabelecesse. Esse período no Grêmio foi, de fato, o que mais fixou o nome de Ramiro no futebol brasileiro como um profissional confiável em meio-campo.
Em dezembro de 2018, o Corinthians anunciou a contratação de Ramiro, com contrato até o final de 2022. Na nova casa, ele comentou que partia de sua “zona de conforto” no Grêmio para buscar maior visibilidade e desafios no futebol paulista. Pelo Timão, ele disputou mais de 100 partidas pela equipe, alternou entre bom nível de atuação e momentos de oscilação.
Em dezembro de 2022 foi anunciado pelo Cruzeiro como reforço para a temporada 2023, com contrato até o fim de 2024. Ramiro somou cerca de 54 jogos, com três gols e duas assistências. Sua temporada inaugural foi marcada por boa sequência, mas sofreu lesão de ligamento cruzado anterior e menisco – fato que impactou seu rendimento em 2024.
Em 18 de dezembro de 2024, o FC Dallas, dos Estados Unidos, da Major League Soccer (MLS), anunciou a contratação de Ramiro por dois anos, com opção de renovação por mais uma temporada. O diretor esportivo do clube elogiou o seu “ritmo de trabalho”, “versatilidade” e “perfil de dedicação”, ressaltando que Ramiro se encaixa no que o clube busca para o meio-campo.

