História na CONCACAF: Haiti, Curaçao e Panamá garantem vaga na Copa do Mundo; Suriname e Jamaica vão para repescagem

Rodada final das Eliminatórias da CONCACAF é marcada por fortes emoções

Em uma rodada decisiva das Eliminatórias da CONCACAF para a Copa do Mundo de 2026, Haiti, Curaçao e Panamá conquistaram as tão sonhadas vagas. Enquanto Suriname e Jamaica terão que disputar a repescagem intercontinental.

CURAÇAO E HAITI FAZEM HISTÓRIA NA CONCACAF

Precisando vencer a Nicarágua e contar com um tropeço de Honduras contra a , o Haiti garantiu a liderança do Grupo C após vencer a Nicarágua por 2 a 0, resultado que selou sua volta à Copa do Mundo, após mais de 50 anos.

Já no Grupo, Curaçao disputava a vaga direta contra a Jamaica, fora de casa, e um simples empate bastava para a “Onda Azul”. Num jogo truncado, com os “Reggie Boyz” acertando a trave três vezes e tendo um pênalti anulado nos acréscimos, Curaçao segurou o 0 a 0 e irá para os , Canadá e em 2026. Essa será a primeira participação de Curaçao em uma Copa do Mundo — e, além disso, o país se destaca por ser o menor em território a jogar o torneio.

Por fim, Panamá ficou com a vaga após vencer sem sustos El Salvador por 3 a 0, e ainda contou com o tropeço de Suriname, contra a já eliminada Guatemala, por 3 a 1. Já Suriname e Jamaica se preparam para a repescagem, cenário que ainda pode lhes render uma ida à Copa.

A repescagem mundial será disputada por seis equipes (incluindo duas da CONCACAF), conforme definido pelo formato da eliminatória, são elas: Suriname, Jamaica, Bolívia, Nova Caledônia, Iraque e RD Congo.

Significados Históricos

  • A classificação do Haiti é especialmente simbólica: é sua segunda participação em Copas (a primeira foi em 1974) e ocorre em meio a graves desafios sociais e políticos no país.

  • Já Curaçao, com pouco mais de 150 mil habitantes, escreve história: como estreante, se tornou a menor entidade territorial a disputar uma Copa do Mundo, transformando a campanha das Eliminatórias em um verdadeiro conto de fadas antilhano.

Como funciona o formato da repescagem?

A FIFA usa o ranking para montar as fases: dois times são cabeças de chave, os dois melhores no ranking da FIFA entre os seis entram direto na segunda fase. Assim, os outros quatro times jogam a fase preliminar, sendo:

Jogo 1: Time A × Time B

Jogo 2: Time C × Time D

Os vencedores de cada jogo vão enfrentar os cabeças de chave. Depois disso:

Cabeça de chave 1 × Vencedor do Jogo 1

Cabeça de chave 2 × Vencedor do Jogo 2

Os dois vencedores dessas partidas se classificam para a Copa do Mundo. Importante destacar que todos os jogos serão em campo neutro, em partidas únicas.

Artigos Relacionados

COMENTE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

COMPARTILHE NAS REDES

Últimos Artigos

Newsletter

ASSINE E FIQUE INFORMADO