Após incertezas, MLS deve liberar jogadores para Data FIFA

Publicado:

A MLS deve liberar seus jogadores internacionais na próxima Data FIFA para disputarem jogos com suas Seleções, é o que informa o site The Athletic. De acordo com fontes ouvidas pelo veículo, a liga quer evitar possíveis problemas com a FIFA e também com os próprios jogadores.

Em virtude da COVID-19, a possibilidade de não liberação foi discutida durante a última semana. Algumas franquias da MLS mandaram cartas para as Confederações Nacionais, afirmando que não liberariam os jogadores para os compromissos da Data FIFA.

No entanto, a posição parece ter sido revista diante das possíveis punições que o órgão máximo do futebol pode impor aos clubes. A FIFA pode suspender o jogador que recusar a defender sua Seleção por até cinco dias após o fim da janela de jogos, além de poder multar as equipes.

A complicação logística é que, uma vez que os jogadores retornem, precisam ficar em quarentena por 10 dias. Esse período pode forçar os jogadores a perderem até cinco jogos, uma vez que a MLS não vai parar em Data FIFA.

Difícil para os clubes e para os jogadores

A situação é complicada tanto para clubes quanto para jogadores. A liberação para Data FIFA é a chance dos atletas se destacarem por suas Seleções e estarem aptos para fazer parte de grupos que podem ir à Copa do Mundo, por exemplo.

Sendo assim, a não liberação traria um desconforto tanto para jogadores que querem fazer parte das conquistas com suas Seleções quanto pra própria MLS, que tenta internacionalizar sua marca e atitudes como essas não seriam bem vistas, de maneira geral.

Os atletas podem se negar à defender suas Seleções, mas provavelmente não farão isso – até pelos desdobramentos que uma recusa como essa pode gerar. No entanto, a FIFA pretende dar aos clubes o poder de negar as convocações para amistosos.

As próximas Data FIFA são: de 5 a 14 de outubro e 9 a 18 de novembro.

Existem soluções?

Os clubes podem negociar diretamente com as Confederações para que exista a liberação dos atletas de maneira mais rápida – algo recorrente aqui no Brasil.

Além disso, também foi discutida uma possibilidade de mudar o calendário dos play-offs que já foi estabelecido: antecipando-o por uma semana. Assim, os jogadores convocados poderiam voltar, passar pelo período de quarentena e estarem disponíveis para seus jogos. Essa possibilidade está praticamente descartada.

O mais provável é que os jogos sigam o calendário normal, já que seria um esforço logístico muito maior trocar as datas para realizar essas adequações.

Quem foi convocado?

Chicago Fire: Gaston Gimenez (Paraguai), Miguel Navarro (Venezuela)
: Edison Flores (Peru), Junior Moreno (Venezuela), Yordy Reyna (Peru)
: Rolf Feltscher (Venezuela), Cristian Pavon (Argentina)
LAFC: Diego Rossi (Uruguai), Brian Rodriguez (Uruguai)
Minnesota United: Jan Gregus (Eslováquia)
Montreal Impact: Lassi Lappalainen (Finlândia), Jukka Raitala (Finlândia)
: Jhonder Cadiz (Venezuela)
: Alexander Callens (Peru), Alexandru Mitrita (Romênia)
New York Red Bulls: Cristian Casseres (Venezuela), Kaku (Paraguai)
Orlando City: Pedro Gallese (Peru)
Philadelphia Union: Jose Martinez (Venezuela)
Portland Timbers: Andy Polo (Peru), Renzo Zambrano (Venezuela)
Real Salt Lake: Albert Rusnak (Eslováquia)
: Guram Kashia (Geórgia), Marcos Lopez (Peru), Vako (Geórgia)
Seattle Sounders: Raul Ruidiaz (Peru), Gustav Svennson (Suécia)

(Capa: Reprodução Twitter/Orlando City)

Artigos Relacionados

Artigos Recentes