A coluna “Além da MLS” vai ao ar toda sexta-feira com temas relevantes sobre as outras ligas dos Estados Unidos.
A United Soccer League tem se mostrado uma das melhores organizações esportivas dos Estados Unidos nos últimos anos. A USL começou a década como terceira divisão, ganhou o status de segunda e adicionou mais uma divisão à sua pirâmide, dominando assim o futebol profissional dos Estados Unidos fora da MLS.
As estratégias que a USL tem usado nos últimos anos foram cruciais para que a liga crescesse e passasse a ter admirados em todo o mundo. Parceria com a MLS, recebendo os clubes B ou satélites da principal divisão do país, buscando clubes em cidades onde a MLS não foi e provavelmente nunca irá.
A estratégia de buscar cidades alternativas deu tão certo que a MLS “roubou” cidades da USL, como Nashville, Cincinnati, Austin, Charlotte, Saint Louis e Sacramento, provando assim que a liga sabe o que está fazendo.
Além disso, a USL criou a USL League Two, que antigamente se chamava PDL, uma liga sub23 que serve como preparação para jovens jogadores darem o passo seguinte ao futebol profissional. A liga também apresentou a USL Academy e as duas ideias (liga Sub23 e Academy) foram copiadas pela Major League Soccer.
A sacada de criar a USL League One, uma terceira divisão que requer menos investimento e que pode ir à pequenas cidades também foi algo genial e que sem dúvida aumentou ainda mais o terreno da USL nos país.
No extra-campo, a United Soccer League também é show em organização. A liga foi a primeira do Soccer a voltar a jogar em estádios no ano passado após a pandemia, e saiu na frente da MLS em 2021 ao já definir sua data de início da temporada, enquanto a primeira divisão ainda enfrenta impasse junto ao sindicato dos jogadores.
E tem sido sempre assim: Ano após ano a USL cresce, ganha cada vez mais fãs e se organiza muito bem. Mesmo após perder muitos times nos últimos anos, a liga não se abalou e segue firme para mais um ano, com novas equipes sendo anunciadas para as próximas temporadas.
Se você ainda não acompanha as ligas das USL, vá por mim: não sabe o que tá perdendo.
(Capa: Reprodução/Twitter Real Monarchs)