Opinião: MLS é cada vez mais relevante e está na hora de aceitar isso

Publicado:

Durante um bom tempo, a foi tratada como um campeonato com uma diferença abissal para o futebol brasileiro. Pensar que um clube dos Estados Unidos possa ser competitivo em relação a uma equipe brasileira, ou que a própria pode se tornar uma liga de futebol com mais qualidade e relevância no cenário mundial do que o Brasileirão, era tido como algo fora da realidade. E, para muitos, ainda é.

Mas as transformações nesse cenário se mostram cada vez mais presentes, e chamam atenção para uma mudança nesse paradigma.

A contratação de Brenner, ex-atacante do São Paulo/BRA pelo , pode ser considerada como um divisor se águas no intercâmbio entre as duas ligas. O Cincinnati pagou cerca de US$ 13 milhões por Brenner, que no auge dos seus 20 anos, era tido como um dos atacantes mais promissores do futebol brasileiro, tendo seu nome ligado à vários clubes europeus. Isso era algo impensável para muitos, não é mesmo? Pois é, trata-se de um grande choque de realidade para quem não acompanha a liga.

E como afirmou o jornalista Gustavo Demétrio, em sua coluna aqui no Território MLS, o futebol brasileiro entrou de vez no radar da Major League Soccer para a captação jogadores. O interesse recente em nomes como Matheus Vital, do Corinthians/BRA e Caio Alexandre, do Botafogo/BRA, assim como a contratação de Gregore, agora ex Bahia/BRA, pelo , só ajudam a fortalecer isso.

E é justamente dentro desse contexto que a mudança de paradigma sobre a MLS se mostra necessária. Os americanos estão vindo atrás não de jogadores considerados “em baixa” mas de atletas jovens e promissores, como vários times da liga já fazem, há algum tempo, com os times argentinos (Almirón, Barco e Pavón são bons exemplos) . E como também foi ressaltado brilhantemente por Demétrio, isso não é uma visão especulativa de futuro, mas algo factual, que já está acontecendo e tende a se tornar cada vez mais rotineiro.

A Major League Soccer mostra-se então, cada vez mais presente dentro do noticiário esportivo brasileiro, e de forma cada vez mais impactante (haja vista a repercussão da venda do próprio Brenner). Dito isso, o contexto mostra que já passou da hora de a MLS ser tratada e debatida com mais seriedade. Óbvio que existem vários profissionais que tem um bom nível conhecimento sobre a liga, e fazem bonito ao falar da mesma. Porém, ainda percebe-se, por parte de alguns, certa ignorância ou até mesmo descaso ao lidar com a principal liga de futebol dos EUA.

Que fique claro que a pretensão aqui não é tornar quem quer que seja fã da MLS. Ninguém é obrigado a gostar da liga. Mas na medida em que esta mostra-se cada vez mais presente e relevante no debate futebolístico, isto exige no mínimo um certo aporte de conhecimento e uma postura adequada pra falar desta, sobretudo a nível profissional. A Major League Soccer volta cada vez mais os olhos para o Brasil, exigindo, em contrapartida, o melhor em termos de cobertura, debate e transmissão, ainda mais que com a chegada cada vez mais crescente de brasileiros por lá, o interesse em e jogos da liga deve crescer muito por aqui.

Ou seja, a Major League Soccer sobe cada vez mais de patamar, e é muito importante esta mudança ser acompanhada de forma adequada. Não há mais por quê subestimar nem trazer a MLS pro debate esportivo de forma displicente.

(Capa: Reprodução/Instagram Altanta United)

Artigos Relacionados

Artigos Recentes