Coluna do Guga: Visão de Higuaín sobre a MLS é errada, mas habitual

0
18
HARRISON, NJ - OCTOBER 07: Inter Miami forward Gonzalo Higuain 9 during the second half of the Major League Soccer game between the New York Red Bulls and Inter Miami on October 7, 2020 at Red BGullArena in Harrison,NJ. Photo by Rich Graessle/Icon Sportswire SOCCER: OCT 07 MLS, Fussball Herren, USA - Inter Miami CF at New York Red Bulls Icon201007363

Na 21ª edição da Coluna do Guga, assinada pelo Jornalista Gustavo Demétrio, o leitor terá a análise sobre a visão inicial de Gonzalo Higuaín, do Inter Miami, acerca da MLS, antes de entrar em campo, que é corriqueira entre muitos

Higuaín

Em entrevista recente ao canal da Twitch do histórico ex-jogador Christian Vieri, Gonzalo Higuaín, atualmente no Inter Miami, disse que ”pensava que poderia vir na MLS e jogar com um cigarro na boca”, fazendo alusão a um nível baixo que ele imaginava que encontraria na liga americana. O atacante argentino, como notou desde que desembarcou na Flórida, se deparou com outra realidade, de muito profissionalismo e, principalmente, qualidade. Segundo ele mesmo, ”é uma liga difícil” e seu estilo pode ser comparada a de outro país tradicional no futebol: ”Aprendi que é parecido com o futebol italiano. Na Espanha e na Inglaterra é mais fácil jogar bem, enquanto na Itália, se você não conhece o campeonato, sofre”, ressaltou.

Infelizmente, muitos compactuam com a primeira impressão de Higuaín sobre a Major League Soccer, mas por outro lado, felizmente, assim como aconteceu com o atacante, o conhecimento é a porta para que seja possível sair da ignorância.

Higuain
(Foto: Reprodução/Imago Imagens)
  • Quer assistir UM MÊS DE MLS NA FAIXA? Assine AGORA mesmo o DAZN e tenha 30 dias grátis! Clique AQUI!

É óbvio que nem todos que acompanham futebol estão dispostos a tomarem atitude para, de fato, conhecerem a Major League Soccer, existem opções mais midiáticas e clássicas, porém, a partir do momento em que se emite uma opinião, principalmente se quem a disfere é uma pessoa pública, é preciso ter cuidado e embasamento para falar, porque se continuam nos estereótipos,  novas pessoas podem continuar tendo a mesma visão do passado, que já não corresponde ao presente, criando um ciclo vicioso de desinformação.

As contratações feitas nos últimos anos por parte de clubes da MLS refletem o novo momento – já tão abordado em colunas de opinião nesse site – além de todos os técnicos, sejam estrangeiros ou norte-americanos, que realmente têm conteúdo para entregar. A evolução da liga é notória, no entanto, resta notarem que ela está a pleno vapor.

Em 2026, onde a Copa do Mundo será majoritariamente disputada nos Estados Unidos, pode ser até um marco de onde a opinião geral acerca da liga mude, porque da atual data em que foi escrito este texto até o inicio do torneio da FIFA, muitos investimentos serão feitos pelos donos das franquias. E não são só as contratações, são também quem são formados.

Mais Busios, mais Clarks e mais Cowells vão aparecer, e menos primeiras impressões à lá Higuaín serão habituais.

*As opiniões emitidas nessa coluna não necessariamente refletem o posicionamento do Território MLS

(Capa: Reprodução/Imago Imagens)