Don Garber relembra atentados terroristas de 11 de setembro

Publicado:

Mandachuva da , Don Garber afirma que cancelar jogos após o 11 de setembro de 2001 “foi uma decisão acertada”

O comissário da , Don Garber, possui em sua sala um retrato que representa a lembrança de uma tragédia marcante para o mundo, sobretudo para o povo estadunidense: o 11 de setembro de 2001. O quadro, emoldurado na parede de seu escritório, mostra dois pilares de luz azul perfurando o céu noturno do local onde ficavam os prédios do World Trade Center.

  • Quer assistir UM MÊS DE MLS NA FAIXA? Assine AGORA mesmo o DAZN e tenha 30 dias grátis! Clique AQUI!

Garber é nova-iorquino, portanto, para ele a data é uma lembrança emocionalmente dolorosa, e foi um momento em que sua determinação como comissário foi testada – ele estava no cargo há apenas dois anos.

“De muitas formas, foi um dia que tudo mudou”, diz.

Assim, Garber decidiu cancelar o restante da temporada regular da liga após os ataques terroristas ocorridos em Nova Iorque, Washington D.C. e Pensilvânia. O comissário anunciou a decisão por teleconferência no dia 13 de setembro de 2001.

“Inicialmente, demoramos algum tempo para organizar nossos pensamentos para garantir que pudéssemos rastrear nossos amigos e familiares e para refletir sobre o que estava acontecendo na terça-feira e chegar em casa em segurança”, falou o dirigente na época. “Sabíamos que éramos responsáveis por uma decisão que consideramos adequada perante os nossos adeptos, jogadores e equipes.”

Na época dos acontecimentos, Garber morava em Nova Jérsei. No caminho para a sede da liga, em Manhattan, o dirigente viu a fumaça subindo de uma das torres. Ligou para o irmão, que trabalhava próximo ao World Trade Center, e pediu para o encontrar no escritório da MLS. Mitch Garber chegou cinco horas depois, coberto de cinzas e os dois passaram a noite lá. 

“O World Trade Center era o ponto financeiro do centro da cidade, e vê-lo desmoronar tão de repente, foi incrivelmente traumático e profundamente emocional”, relembrou Garber em entrevista à Associated Press, publicada nesta sexta-feira (10).

Cancelar jogos não foi uma decisão fácil. Principalmente em um momento que a liga estava passando por dificuldades.  

“Nunca é fácil cancelar jogos”, disse o comissário. “Na verdade, é muito difícil. Neste caso, parecia mais apropriado respirar fundo e em seguida, cancelar o resto da temporada regular e voltar aos playoffs. Não acho que nossos jogadores estivam prontos para voltar a campo. Parecia uma coisa óbvia a se fazer, estou feliz por ter tomado essa decisão e acho que foi a certa na hora”, relembrou.

Garber é o único comissário das principais ligas esportivas dos Estados Unidos que se deparou com essas decisões e que, 20 anos depois, ainda permanece no cargo. A NHL – National Hockey League –  já comandada pelo atual comissário, Gary Bettman, ainda não havia começado sua temporada.

No final daquele ano, o derrotou o por 2 a 1 para vencer a MLS Cup. No jogo do título, a liga homenageou o bombeiro da cidade de Nova York, Sergio Villanueva, que jogou futebol pelo Point Flames, um time de primeiros socorros.

Após a tragédia, dois raios azuis brilhantes apontados para o céu foram instalados no local das torres. Eles são acesos em todo aniversário da fatídica data. Don Garber procurou o New York Daily News para obter a foto que agora está pendurada em seu escritório.

Para marcar o aniversário dos ataques no sábado, as camisetas da MLS terão um patch comemorativo – baseado no patch usado pelos jogadores em 2001. Um momento de silêncio será feito antes de cada jogo da Semana 24, que começou com a vitória do Atlanta United sobre o Orlando City. 

(Capa: Reprodução/MLS)

Artigos Relacionados

Artigos Recentes