Alcançando a marca de 50 mini-campos de futebol construídos em cinco anos, o New York City fortalece seus laços com a cidade em projeto comunitário
O New York City, equipe da MLS, anunciou nesta quarta-feira (10) que inaugurou o 50º mini-campo de futebol nos cinco distritos de Nova Iorque, em apenas cinco anos desde o início do projeto da New York City Soccer Initiative (NYCSI), que visa expandir a programação gratuita de futebol para a próxima geração de nova-iorquinos, além de permitir que mais de 10 mil jovens da cidade tenham acesso gratuito à programação de futebol em comunidades carentes.
Neste ano, o projeto instalou 13 mini-campos para alcançar a marca do quinquagésimo, sendo inaugurado em Chinatown, Manhattan com a presença da primeira-dama de Nova Iorque, Chirlane McCray, além de treinadores e jogadores do NYCFC no evento.
(Reprodução / New York City)
A parceria público-privada de US$ 3 milhões entre o Mayor’s Fund to Advance New York City, NYCFC, US Soccer Foundation, Adidas e a Etihad Airways, também prometeram criar torneios de 5v5 para a população e a construção de mais 26 mini-campos em em toda a cidade antes da Copa do Mundo de 2026, que será realizada nos Estados Unidos, Canadá e México.
- Quer assistir UM MÊS DE MLS NA FAIXA? Assine AGORA mesmo o DAZN e tenha 30 dias grátis! Clique AQUI!
Treinador do Manchester City, do mesmo grupo do NYCFC, Pep Guardiola também entrou no clima de comemoração: “Passei muito tempo na cidade de Nova York durante minha carreira. É uma cidade que amo profundamente e, ao longo dos anos, tive a sorte de ver em primeira mão a paixão dos nova-iorquinos pelo futebol. Os jovens querem brincar e precisam de um lugar para brincar. O fato de haver agora 50 novos campos de futebol em toda a cidade de Nova York por causa do NYCFC e do nosso Grupo é incrível e fará uma grande diferença na vida dos jovens.”
A beautiful thing ⚽️ #ForTheCity
We celebrated the opening of 5️⃣0️⃣ Mini-Soccer Pitches across the Five Boroughs 💙
We committed to creating 2️⃣6️⃣ new mini-pitches in the lead up to the 2026 World Cup 🌎 pic.twitter.com/7CKs0CBoQJ
— New York City FC (@newyorkcityfc) November 10, 2021
Outros que também comentaram sobre a grandeza do projeto foram os goleiros Zack Steffen, do Manchester City, e Sean Johnson, do NYCFC. Steffen comentou a importância de se desenvolver o futebol na cidade: “Já ouvi muito sobre essa incrível iniciativa que nosso Grupo empreendeu na cidade de Nova York. Sou amigo íntimo de Sean Johnson e sei que ele está intimamente envolvido no projeto há vários anos. Ouvi dele que projeto fantástico é este – e que diferença já está fazendo na vida dos jovens nova-iorquinos que querem jogar futebol.”
Sean Johnson, no clube desde 2017, viu o desenvolvimento do projeto desde o início e falou da importância para a juventude nova-iorquina: “Fornecer às crianças de todos os bairros acesso a um espaço seguro para jogar de uma forma que realmente reúna comunidades e pessoas de diferentes lugares do mundo é uma conquista incrível, e sei que isso é apenas o começo. NYCSI sendo um dos primeiros no espaço a criar esse acesso, e agora ver como ele é importante e impactante, é algo para se orgulhar. É algo que é fácil de modelar em outras cidades e agora está espalhado por todo o país por outros clubes e cidades é incrível.”
A iniciativa ajudou a estimular outras cidades com objetivos parecidos, Chicago, em Illinois e Newark, em Nova Jérsei, são exemplos que lançaram suas próprias iniciativas para criar mini-campos e expandir o acesso a programas gratuitos de alta qualidade.
Localização de todos os 50 campos da NYCSI espalhados nos cinco distritos de Nova York (Reprodução/ New York City FC)
(Capa: Reprodução/ Twitter Adidas NYC)