A cidade de San Diego está em fase final da construção de estádio para 35 mil pessoas. MLS quer mais um clube na Califórnia
Em busca de sua 30ª expansão, a MLS tem olhado com bons olhos para a cidade de San Diego, na Califórnia. De acordo com reportagem publicada pelo San Diego Union Tribune, a liga vê a cidade, que está em fase final de construção para um estádio com capacidade para 35 mil torcedores, com muito bons olhos.
A reportagem ainda diz que vários grupos de investimento estão negociando com a MLS uma vaga como a 30ª expansão e querem levar o clube para o Snapdragon Stadium, previsto para inaugurar em agosto de 2022.
O estádio foi construído para o time de futebol americano da San Diego State University, porém a construção também seguiu os padrões estabelecidos pela MLS, para facilitar a chegada de um futuro time de soccer na cidade.
MLS QUER A CALIFÓRNIA
Desde o anúncio de Sacramento como 30ª expansão da MLS, não é segredo para ninguém que a liga gostaria de adicionar mais uma equipe na Califórnia, o estado mais populoso do país.
A expansão de Sacramento, infelizmente, não vai acontecer, já que o grupo de investidores que levaria o projeto adiante desistiu do negócio. A MLS, que já havia definido suas 30 franquias – (O comissário da liga anunciou que, por enquanto, MLS não deve ter mais do que 30 equipes) precisou voltar a mesa de negociações para fechar a última expansão.
Se hoje Las Vegas é a favorita para vencer a corrida, isso se dá porque a MLS não tem um projeto forte o bastante na California.
CONCORRÊNCIA
Várias cidades voltaram a conversar com a MLS sobre uma possível expansão, principalmente no Oeste, uma vez que, para a MLS, o lado Leste parece estar completo. Além de San Diego, Phoenix, com o Rising FC e Las Vegas, hoje a grande favorita, estão no páreo.
Se optar por Phoenix, no Arizona, a MLS terá um clube pronto. O Rising FC tem vários donos, alguns famosos, estádio próprio, centro de treinamentos e uma base de fãs formada, o que poderia favorecer para a entrada de um clube forte, como aconteceu com Nashville.
Se for de Las Vegas, a liga verá um time nascer do zero e ai dará um tiro no escuro: Pode repetir Cincinnati ou pode dar muito certo, como Atlanta United e LAFC.
San Diego já tem um time, o Loyal Soccer Club, e a lenda Landon Donovan é um dos donos (além de treinador) do clube. Resta saber se, caso o grupo de investidores de San Diego vença a corrida pela última vaga na MLS, optarão por levar a marca de Donovan ou criarão um time do zero.
SAN DIEGO JÁ QUASE ABRIGOU A MLS
Quando entrou na liga, o Chivas USA escolheu Los Angeles como base, numa tentativa de competir com o LA Galaxy e acabou fracassando. Posteriormente, a franquia foi dissolvida e deu lugar ao LAFC.
Um dos motivos do fracasso do Chivas USA foi exatamente a alocação em Los Angeles, contrariando as indicações da MLS de que o time deveria ser baseado em San Diego, pela proximidade da cidade com o México.
- Quer assistir UM MÊS DE MLS NA FAIXA? Assine AGORA mesmo o DAZN e tenha 30 dias grátis! Clique AQUI!
EXPANSÕES QUE DERAM ERRADO
Várias cidades já tentaram entrar na MLS em um passado distante ou não tão distante assim. Confira a lista de todas as cidades que já tentaram entrar na liga:
- Cleveland
- San Antonio
- Detroit
- Raleigh
- Tampa Bay
- Indianapolis
- Sacramento
- Louisville
- Rochester
- Ottawa