InícioFIFACatar 2022Em acordo histórico, seleção americana feminina terá premiação igual a masculina

Em acordo histórico, seleção americana feminina terá premiação igual a masculina

Seleção americana feminina vence a luta pelos direitos iguais no esporte e conquista acordo histórico para igualar premiação com os homens

É um acordo histórico. Nesta quarta-feira (18), a United States Soccer Federation (USSF), United States Women’s National Team Players Association (USWNTPA) e a United States National Soccer Team Players Association (USNSTPA) finalizaram uma negociação coletiva e alcançaram a igualdade salarial no futebol internacional pela primeira vez na história.

O acordo terá duração até 2028, com termos econômicos que incluem remuneração idêntica para todas as competições, incluindo a Copa do Mundo da FIFA, e a introdução do mesmo mecanismo de compartilhamento de receita comercial para ambas as equipes.

Becky Sauerbrunn que joga na seleção feminina e no Portland Thorns é também a presidente do sindicato de jogadoras dos Estados Unidos. (Foto: Reprodução/Twitter oficial Portland Thorns)

A presidente da federação, Cindy Parlow Cone, celebrou o acordo: “Este é um momento verdadeiramente histórico. Esses acordos vão mudar o jogo para sempre aqui nos Estados Unidos e têm o potencial de mudar o jogo em todo o mundo”.

  • Quer assistir UM MÊS DE MLS NA FAIXA? Assine AGORA mesmo o DAZN e tenha 30 dias grátis! Clique AQUI!

A jogadora e presidente do sindicato das jogadoras de futebol, Becky Sauerbrunn, foi além: “Os ganhos que conseguimos alcançar são tanto por causa da base estabelecida pelas gerações que vieram antes da equipe atual quanto por meio da recente colaboração do nosso sindicato”, disse.

Esperamos que este acordo e conquistas históricas não seja apenas no fornecimento de igualdade salarial, mas também na melhoria do treinamento e do ambiente de jogo para as jogadoras da Seleção sirvam como base para o crescimento do futebol feminino nos Estados Unidos e no exterior”, concluiu.

Um dos pontos chaves que mais chamou atenção neste acordo é o compartilhamento comercial. A partir de agora os atletas vão receber, de forma igualitária em relação ao gênero, uma parte da receita de transmissão dos jogos. Essa parte será de 50% para cada. Essa nova estrutura de compartilhamento de receita fornecerá incentivo adicional para todas as partes trabalharem juntas para expandir o esporte.

Além da receita de televisão, a U.S. Soccer pagará aos atletas uma parte da receita dos ingressos vendidos nos jogos em casa controlados pela Federação e um valor de bônus para os jogos que estão esgotados.

O acordo cobrirá os próximos dois ciclos da Copa do Mundo e Olimpíadas. Assim manterão os jogadores dos times feminino e masculino entre os jogadores de Seleção mais bem pagos do mundo.

Os termos, resultado de um extenso processo de negociação entre o US Soccer, o USWNTPA e o USNSTPA, foram aprovados pelo Conselho de Administração do US Soccer e ratificados pelos membros de ambos sindicato de jogadores.

CORRESPONDENTE EM WASHINGTON TRAZ OS DETALHES

Correspondente do Território MLS em Washington, Carina Itaborahy traz o resumo da coletiva de anuncio do acordo histórico entre as seleções.

 

Galerias

Gotham vs Racing Louisville by John Perdicaro

18 photos
0 views

RBNY vs Vancouver by John Perdicaro

21 photos
0 views

RBNY vs Chicago Fire by John Perdicaro

41 photos
10 views
- Advertisment -
Territorio F1