LAFC sofre segunda derrota seguida e perde a liderança da Conferência Oeste para o Austin FC
Nesta quarta (18), o LAFC perdeu sua invencibilidade jogando em casa sob a tutela do técnico Steve Cherundolo ao ser derrotado pelo Austin FC por 2 a 1, no Banc of Califórnia Stadium. Os gols foram marcados por Gabrielsen e Fagundez, que decidiu para o time da capital texana. Vela descontou de penalti para o LAFC.
Com mais uma aparição apagada de seu meio-campo, a equipe del Barrio Angelino foi facilmente envolvida pelos passes do adversário, bem organizados por seu técnico Josh Wolff, e ainda contou com uma grande aparição do goleiro Stuver que, até minutos antes da partida começar era dúvida por contusão, terminando a partida com seis defesas, duas delas incríveis, na pequena área.
Com volume de jogo, porem sem muita objetividade, o time de Steve Cherundolo se contentava com cruzamentos para dentro da área, terminando a partida com 34, e apenas cerca de 27% deles bem sucedidos. O único gol do time da casa viria do agora recordista Carlos Vela, que se torna o terceiro jogador mais rápido a anotar 100 gols e assistências na MLS, somente atrás do italiano Giovinco – ex Toronto e Robbie Keane, que também atuou em Los Angeles, mas jogando para o rival LA Galaxy.
Com o resultado, o LAFC cede a primeira colocação da conferência Oeste ao Austin FC, agora também com 23 pontos, mas que fica com a primeira colocação já que é dono do melhor saldo de gols da temporada.
Na próxima rodada, que acontecerá neste fim de semana, o LAFC viajará até Columbus, em Ohio, para encarar o Crew no Lower.com Field em partida que antecede o grande confronto contra o Galaxy em Carson, CA, na quarta-feira (25).
Já o novo líder da Conferência agora segue para Orlando onde joga neste domingo (22) as 19h30 de Brasília contra os Lions da Florida.
- Quer assistir UM MÊS DE MLS NA FAIXA? Assine AGORA mesmo o DAZN e tenha 30 dias grátis! Clique AQUI!
O JOGO
Inicialmente, o jogo até parecia favorecer a equipe da casa, que trocava passes e mantinha a posse de bola, mas sem conseguir penetrar a defesa dos Verdes, se tornou impaciente nas suas arrancadas, e mostrando a vulnerabilidade da defesa que errou no primeiro gol.
E como vem acontecendo nas últimas semanas, o Black and Gold concederia o primeiro gol do jogo antes dos vinte minutos de jogo. Gabrielsen colocou o time texano na frente aos 13 minutos, após Fagundez cobrar escanteio perigoso, mal coberto pela defesa, finalizando calculadamente no canto quando teve a bola nos seus pés.
O próprio Fagundez ainda chegou com perigo mais uma vez no primeiro tempo, quando que na área viu seu chute bater no travessão do canadense Crepeau.
Nice turn and finish.
Ruben Gabrielsen opens the scoring in LA for @AustinFC. pic.twitter.com/OMdTYgqS1x
— Major League Soccer (@MLS) May 19, 2022
A equipa de Josh Wolff, desde o primeiro gol, soube absorver a pressão do LAFC e já no segundo tempo, Fagundez conseguiu ampliar a vantagem, aos 80 minutos, após grande jogada do argentino Sebastian Driussi.
O resultado colocou o Los Angeles FC atrás do marcador por 2-0 agora por duas rodadas seguidas, e não agradou ao goleiro Crepeau: “Nossa preparação, jogo a jogo, é feita visando o resultado, precisamos voltar a fazer o que foi bem-sucedido no começo da temporada” — disse o goleiro, respondendo pergunta do Território MLS apos a partida.
🗣️ @AustinFC is off and running!@DiegolFagundez finds the short corner to make it a 2-0 lead in LA. pic.twitter.com/jgUr2IJQNe
— Major League Soccer (@MLS) May 19, 2022
O atacante Carlos Vela reduziu a diferença seis minutos depois, quando converteu um pênalti, após ser derrubado pelo goleiro do Austin FC, Brad Stuver, dentro da área. Vela chutou rasteiro, no canto inferior esquerdo para marcar.
O gol, entretanto, apesar de recorde, não foi suficiente para um LAFC amplamente passivo, que não conseguiu traduzir a posse de bola mais uma vez em chances claras de gol.
Cobrado sobre as atuações fracas recentes da equipe e sobre a falta de objetividade no ataque, o técnico Cherundolo concedeu que erros grosseiros na defesa como os de hoje não ajudarão a equipe a encontrar a vitória.
O Black and Gold só conseguiu acumular uma expectativa de gol (xG) de um pouco mais de 1,12 em 17 chutes, sem contar o pênalti cobrado por Carlos Vela, marca muito fraca para um grupo que até poucas semanas atrás liderava a busca pelo Supporter’s Shield.
Durante entrevista depois do jogo, Vela se demonstrou feliz e se diz pronto para continuar sua carreira no Los Angeles, visando um novo contrato.
https://twitter.com/LACelso_VOBG/status/1527158252009422848
MELHORES MOMENTOS
FICHA TÉCNICA
Austin FC — 2
Stuver, Cascante, Gabrielsen, Kolmanic (Gallagher), Lima (Keller); Valencia (Felipe), Ring; Wolff (Finlay), Driussi, Fagundez; Urruti
Téc.: Josh Wolff
LAFC — 0
Crepeau; Palacios, Fall (Murillo), Ibeagha, Acosta; Blessing (Ginella), Cifuentes, Sanchez; Musovski (Arango), Opoku (Rodriguez), Vela
Téc.: Steven Cherundolo
Gols: Carlos Vela (LAFC) Gabrielsen e Fagundez (AUS)
Cartões amarelos: Acosta, Cifuentes, Murillo (LAFC) Stuver, Driussi, Keller, Valencia, Wolff (AUS)