Resumo da semana 14 da MLS: New York City FC assume liderança e Inter Miami entra na zona de classificação para os playoffs no Leste

Publicado:

Confira o compilado sobre o que mais importante aconteceu nos jogos da MLS realizados no último final de semana

Na última rodada antes da parada para realização de jogos entre seleções, a Major League Soccer vai para a pausa com o campeonato totalmente em aberto nas duas Conferências. No lado Oeste, apesar da longevidade do LAFC na liderança, há uma acirrada disputa no pelotão abaixo. Já na Costa Leste, o New York City FC engatou sua quarta vitória consecutiva na competição e assumiu a liderança. Outra equipe que cresceu durante a competição, o finalizou a rodada na zona de classificação para os playoffs.

Superando a 11ª semana, a rodada 14 foi a maior em gols marcados nesta temporada. Ao todo, 51 gols foram marcados através de todos os 14 jogos realizados durante este final de semana (média de 3,6 gols por partida). O destaque fica para o jogo entre CF Montréal e FC Cincinnati, onde sete gols foram marcados.

Apesar do clima leve na competição, as partidas também foram marcadas por homenagens às vítimas do atentado em uma escola primária em Uvalde, Texas, na última terça-feira (24), onde 19 crianças e dois adultos foram assassinados.

Rodada 14 da MLS 2022: Callens comemora gol do New York City FC sobre o Minnesota United
(Reprodução: Twitter/ New York City FC)
  • Quer assistir UM MÊS DE MLS NA FAIXA? Assine AGORA mesmo o DAZN e tenha 30 dias grátis! Clique AQUI!

NOVO LÍDER NO LESTE

Após um começo de MLS abaixo do esperado, New York City FC se transformou na verdadeira sensação nos Estados Unidos. São 11 jogos sem derrotas, sendo oito somente pelo campeonato, suficientes para colocar o time na liderança da Conferência Leste, mesmo com uma partida a menos que boa parte dos demais clubes.

A última vítima foi o Minnesota United. Jogando fora de casa, no Allianz Field, em St. Paul, Pigeons e Loons fizeram um jogo equilibrado, onde os dois clubes tiveram chances de ter saído com a vitória. Entretanto, o gol marcado por Alexander Callens, aos 29′, definiu a partida, dando mais três pontos para o atual campeão do torneio.

O Minnesota somou sua sexta derrota na liga e estacionou nos 18 pontos e se encontra na oitava posição do lado Oeste.

MAIS UM EMPATE DO UNION

Eliminado pelo New York City na última fase da US Open Cup, o deu mais uma alegria para o torcedor dos Pigeons. Isso porquê o time de Massachusetts conseguiu um empate por 1 a 1 contra o Philadelphia Union, líder do Leste até o começo da rodada. O atacante Gustavo Bou, de pênalti, até chegou a colocar o Revolution na frente, aos 75′, mas Mikael Uhre descontou dois minutos depois.

A igualdade no Gilette Stadium não foi boa para nenhum dos times. Com o resultado, o New England segue fora da zona de classificação para os playoffs. O atual campeão da temporada regular está na 11ª posição com 16 pontos somados. Já o Union chegou ao seu sétimo empate em 14 jogos, o maior número entre todos os competidores na atual temporada e deixa a equipe na segunda posição com 25 pontos, um ponto atrás da franquia nova-iorquina.

CF MONTRÉAL E FC CINCINNATI FAZEM JOGO REPLETO DE GOLS

No Saputo Stadium, o Montréal e Cincinnati fizeram jogo repleto de emoção. Em um replay da quinta semana, o clube canadense venceu por 4 a 3, mesmo placar da partida anterior. Romell Quioto, duas vezes, Joel Waterman e Mathieu Choinière marcaram os gols da vitória enquanto Júnior Moreno, duas vezes, e Álvaro Barreal descontaram.

Passando por grandes mudanças fora dos gramados, a vitória deixou o bleú-blanc-noir na terceira posição do Leste com 23 pontos conquistados. O Cincy, por sua vez, também realiza boa temporada e está na sexta posição com 19 pontos.

INTER MIAMI VENCE MAIS UMA

Após realizarem o pior começo da história da Major League Soccer, o Inter Miami parece ter se ajeitado sob o comando de Phil Neville. No DRV PNK Stadium, a franquia da Flórida venceu o Portland Timbers por 2 a 1. Os gols dos mandantes foram marcados por Leonardo Campana e Robert Taylor e Bill Tuloima diminuiu para o Timbers.

A vitória, a quinta da equipe, deixou o Inter Miami na zona de classificação para os playoffs da Conferência Leste pela primeira vez na temporada. São 18 pontos conquistados e a sétima posição alcançada. Situação adversa para a franquia do Oregon, que conheceu sua sexta derrota e afundou na 11ª colocação do Oeste com 15 pontos em 15 jogos.

CONFRONTOS ENTRE TIMES DA PARTE DE BAIXO

Outros dois jogos envolvendo quatro times da Conferência Leste aconteceram na rodada. Na Geórgia, duas das equipes mais oscilantes do campeonato, Atlanta United e Columbus Crew se enfrentaram no Mercedes Benz-Stadium. Em um jogo de ataque contra defesa, os mandantes não conseguiram superar o rival, sendo surpreendidos com a derrota por 2 a 1.

Logo no primeiro minuto de jogo, Jonathan Mensah, de cabeça, colocou os Crews na frente. A situação dos Five Stripes piorou ainda mais, quando antes da saída para o intervalo, Erik Hurtado ampliou para os visitantes. Dom Dwyer descontou para o Atlanta apenas nos acréscimos do segundo tempo e o clube não conseguiu ensaiar uma reação. O meia Thiago Almada ainda foi expulso no final da partida.

O resultado deixa ambos os times empatados com 16 pontos, juntando-se a Charlotte FC e New England Revolution. Nos quesitos de desempate, a franquia de Ohio aparece na frente do rival, estando na nona e décima posições, respectivamente.

No BMO Field, o Toronto FC respirou no campeonato e venceu o Chicago Fire por 3 a 2. O jogo foi marcado pela ineficiência do ataque dos visitantes, que finalizaram ao gol canadense em incríveis 33 oportunidades, contra a eficácia do ataque dos mandantes, que chegaram ao gol em três das suas cinco finalizações na partida. Deandre Kerr e Alejandro Pozuelo, duas vezes (incluindo um pênalti polêmico marcado pelo VAR), foram os responsáveis pelos três pontos para os Reds. Carlos Terán e Kacper Przybylko marcaram para a equipe de Illinois.

Na 12ª posição, o Toronto FC possui 15 pontos e volta para a briga por vagas na MLS Cup. Afundado na lanterna da Conferência Leste e da temporada regular com apenas 11 pontos, o Chicago Fire vive pressão por resultados dado ao grande investimento da franquia para esta temporada, que trouxe grandes nomes como o suíço Xherdan Shaqiri.

FC DALLAS ASSUME A VICE-LIDERANÇA DO OESTE

Depois de duas derrotas, os Toros fizeram as pazes com a torcida e venceram o Orlando City fora de casa, por 3 a 1. O austríaco Ercan Kara até chegou a colocar os Lions em superioridade no final do primeiro tempo, mas a estrela do ataque do clube texano brilhou. Paul Arriola marcou dois gols e Franco Jara completou. Artilheiro do campeonato, Jesús Ferreira teve noite de garçom e distribuiu duas assistências.

Contando com a derrota do Austin FC para o LA Galaxy, o FC Dallas tomou a posição do rival regional e assumiu a segunda posição do Oeste com 25 pontos. Em terceiro da Conferência Leste no começo da rodada, o Orlando caiu para a quinta posição com 21 pontos e dá prosseguimento na fase de instabilidade do clube.

REAL SALT LAKE SALTA NA TABELA

Quem também chegou aos 25 pontos, foi o Real Salt Lake. No Rio Tinto Stadium, a franquia de Utah não teve trabalho para despachar o Houston Dynamo por 3 a 0. Bobby Wood, Sergio Córdova e Justen Glad foram os autores dos gols da terceira vitória consecutiva da equipe na competição.

Após a goleada sofrida para o New York City FC há cinco semanas, os Monarcas somaram 13 dos 18 pontos possíveis e se aproveitou da inconstância dos rivais para chegar a terceira posição do Oeste, possuindo os mesmos pontos do Dallas, mas perdendo nos critérios de desempate.

Apesar da derrota, o Dynamo ainda permaneceu dentro da zona de classificação para os playoffs com 18 pontos, mas se vê ameaçado por Minnesota United, Colorado Rapids, além do Seattle Sounders, que possui dois pontos a menos com ainda mais dois jogos atrasados a serem disputados.

NASHVILLE SC PROSSEGUE NA ARRANCADA

O Nashville chegou ao seu quarto jogo sem derrota em 2022, o recorde da equipe nesta temporada. Fora de casa, o time venceu o por 3 a 1 e está forte na briga pelas primeiras posições do Oeste. O astro dos Boys In Gold, o meia alemão Hanu Mukhtar foi o destaque da partida com dois gols marcados. C. J. Sapong também marcou para o clube do Tennessee enquanto Diego Rubio descontou para o Rapids.

Na sexta posição com 22 pontos, o Nashville está somente há três pontos do segundo colocado, FC Dallas, na tabela. Já o Colorado Rapids perdeu a oportunidade de entrar nos playoffs, aproveitando da derrota de Minnesota United e Houston Dynamo e ainda não engatou no campeonato.

VANCOUVER WHITECAPS DEIXA A LANTERNA DO OESTE

Depois de passar boa parte da Major League Soccer na última posição do Oeste e do campeonato, o Vancouver Whitecaps finalmente saiu do fim da tabela e confirmou sua reação na liga. Fora de casa, a franquia canadense venceu o Sporting KC por 1 a 0. O gol salvador foi marcado por Lucas Cavallini, de pênalti.

O resultado fez com que o Caps pulasse para a 12ª posição com 14 pontos em 13 jogos, ultrapassando o San Jose Earthquakes e o próprio Sporting Kansas City, que assume a lanterna da Conferência com 13 pontos em 15 jogos. Ídolo e treinador do clube desde 2009, o treinador Peter Vermes vive sua pior fase no comando da equipe.

Major League Soccer — Semana 14

Sábado (28)

LAFC 3 × 2 San Jose Earthquakes
Toronto FC 3 × 2 Chicago Fire
Atlanta United 1 × 2 Columbus Crew
New York Red Bulls 4 × 1 D.C. United
CF Montréal 4 × 3 FC Cincinnati
New England Revolution 1 × 1
Orlando City 1 × 3 FC Dallas
Inter Miami 2 × 1
Minnesota United 0 × 1 New York City FC
Colorado Rapids 1 × 3 Nashville SC
Sporting KC 0 × 1 Vancouver Whitecaps
Real Salt Lake 3 × 0 Houston Dynamo

Domingo (29)
LA Galaxy 4 × 1 Austin FC
Seattle Sounders 2 × 1 Charlotte FC

(Capa: Reprodução/ Twitter New York City FC)

Artigos Relacionados

Artigos Recentes