Gareth Bale é mais um dos grandes jogadores do futebol a desembarcar na MLS, mas como fica o encaixe do astro galês no time do Los Angeles FC?
Anunciado como novo reforço do Los Angeles FC, o atacante de 32 anos, Gareth Bale, chega ao time angelino como uma espécie de cereja do bolo. Além da sua contratação, o LAFC já conta com o astro mexicano Carlos Vela e também se reforçou para essa temporada com o experiente zagueiro italiano Giorgio Chiellini. Atual líder da Conferência Oeste da MLS, o Los Angeles FC parece estar muito bem encaixado sob o comando de Steve Cherundolo. Mas, agora com a chegada da grande estrela que é Gareth Bale, como adaptar o time com a presença de galês?
- Quer assistir UM MÊS DE MLS NA FAIXA? Assine AGORA mesmo o DAZN e tenha 30 dias grátis! Clique AQUI!
Como joga Gareth Bale?
Campeão da UEFA Champions League pelo Real Madrid e principal responsável por classificar o País de Gales para a Copa do Mundo do Catar, Gareth Bale é um atacante canhoto, que costuma atuar aberto no lado direito, o que é chamado no futebol como “extremo de pé trocado”. Uma das principais características de Bale é o chute de média distância. Na grande parte das vezes, o atacante busca sair de fora para dentro, ou seja, sai do corredor lateral buscando o centro do campo para finalizar de perna esquerda.
Como mostra o mapa de calor dos últimos cinco jogos que Bale participou, o galês participa muito do jogo na faixa central e também no corredor lateral direito.
Movimento de fora para dentro
Conforme citado acima, o atacante busca constantemente um movimento de sair do corredor lateral direito para o corredor central. Este tipo de movimento tem como objetivo fazer com que Bale possa usar seu pé dominante (esquerdo) seja para finalizar ou para passar a bola para um companheiro melhor colocado. Repare no mapa de finalizações do atleta, o número de chutes que foram feitos no corredor central.
Bale também pode atuar como um atacante centralizado já que possui bons atributos físicos para tal função. Então, por vezes em jogos onde o galês atuou, foi possível observar o atleta se posicionando dentro da área na marca do pênalti, por exemplo, ou até mesmo mais centralizado fora da área, enquanto um de seus companheiros se colocava aberto pela direita.
Carlos Vela e Bale, é possível jogarem juntos?
Talvez a pergunta que mais tenha sido feita por alguns desde o anúncio de Gareth Bale pelo Los Angeles FC é: como encaixar Vela e Bale? A pergunta se dá devido a uma similaridade em algumas características dos dois, Vela também é um atleta que costuma atuar aberto no lado direito, porém, na grande maioria das vezes quando joga pelo LAFC, Vela faz o papel de falso nove e é aí que pode casar a formação da dupla Vela e Bale.
Carlos Vela, assim como Bale, busca bastante o centro de jogo. Mas, existe uma diferença na forma como ambos fazem isso: enquanto Bale faz esse movimento para arrematar ou atacar a área em zonas mais próximas ao gol, o mexicano do LAFC costuma recuar um pouco mais para ficar de frente para o gol e servir seus companheiros, que se deslocam para a profundidade (costas da defesa).
O fato dos dois realizarem as mesmas funções, mas de formas diferentes pode servir de facilitação para Steve Cherundolo, já que Carlos Vela e Gareth Bale podem revezar nas posições durante as partidas ou até mesmo em caso de ausência de algum dos dois.
A presença dos dois atletas tem tudo para dar muito certo como os vídeos abaixo exemplificam. Bale e Vela podem combinar seus principais movimentos e enriquecer o repertório de jogadas ofensivas do Los Angeles FC, tornando ainda mais forte o ataque que já marcou 32 gols em 16 jogos na atual temporada da MLS.
Como fica o XI inicial da equipe?
O Los Angeles FC costuma atuar em um 4-3-3 com Vela fazendo o papel de atacante centralizado ou quando Cristian Arango é títular, o mexicano vai para a faixa lateral direita. Com a chegada de Gareth Bale, é possível que o centroavante Arango possa ser utilizado como reserva para a posição de camisa nove, enquanto Kwadwo Opoku, que costuma fazer a ponta direita, deve dar lugar ao galês.
Em uma projeção dentro das escalações recentes e das características de Gareth Bale e Carlos Vela, o XI inicial da equipe deve ficar da seguinte maneira:
(Capa: Reprodução/Twitter LAFC)