TMLS Scout: Dissecando o bom momento de Brenner

Publicado:

Nesta edição da coluna TMLS Scout traremos um pouco do posicionamento de Brenner e que fez o brasileiro reencontrar o caminho das redes

Brenner

No desde a temporada passada, o atacante Brenner iniciou a temporada de maneira bem abaixo do esperado e teve seu nome ligado à vários rumores de transferência, incluindo o Internacional, de Porto Alegre. Porém, nos últimos três jogos (Orlando City, New York City e ), o jovem atacante marcou em todas as partidas e parece estar recuperando a boa forma. Se durante toda a temporada o atacante do FC Cincinnati não havia marcado em nenhum jogo, agora já são cinco gols nos últimos três compromissos de seu clube.

Brenner
(Reprodução/Twitter/)
  • Quer assistir UM MÊS DE MLS NA FAIXA? Assine AGORA mesmo o DAZN e tenha 30 dias grátis! Clique AQUI!

Como joga Brenner?

Apesar de ser um camisa nove, Brenner se destaca bastante por ser um atleta de bastante mobilidade e que não lembra nem um pouco aquele tipo de centroavante mais parado dentro da área esperando para finalizar. Formando dupla de ataque do FC Cincinnati com o estadunidense Brandon Vazquez, Brenner costuma cair bastante para o lado direito do campo.

Mapa de Calor de Brenner na temporada
(Mapa de calor Brenner – FC Cincinnati by SofaScore)

A principal característica de Brenner é o desmarque em velocidade buscando às costas da defesa, com imposição física, o brasileiro costuma levar vantagem na corrida contra o seu marcador e chegar em condições de finalizar.

Destro, Brenner tem uma finalização forte, seja ela de curta ou média distância, o que faz o jogador ser uma opção seja atacando dentro da área ou arrematando de fora.

A parceria com Luciano Acosta e a melhora do brasileiro

Se nos jogos anteriores Brenner não vinha desempenhando tão bem, um fator dentro do campo foi determinante para o salto no desempenho do camisa nove do FC Cincinnati: o entendimento de características entre Brenner e Luciano Acosta.

Camisa 10 do time, “Lucho” Acosta é um atleta que já acumula dez assistências na temporada, quatro delas para o brasileiro Brenner, o que prova que ambos estão criando de vez uma conexão dentro do campo e cada vez mais se entendendo nas partidas.

Nos últimos dois jogos ( e New England Revolution), Luciano Acosta atuou como titular fazendo a função de camisa 10 por trás da dupla de atacantes no esquema 3-4-1-2 do FC Cincinnati. Com Acosta na distribuição, o número de finalizações de Brenner cresceu: cinco contra o NYCFC e seis contra o Revolution, provas de que a presença do camisa 10 ajuda diretamente nas chances criadas e, principalmente, para Brenner.

mapa de finalizações Brenner
(Mapa de chutes de Brenner nos últimos dois jogos by InStat)

Movimentos coordenados entre Lucho e Brenner

Dentro do futebol, sabemos que as movimentações dos atletas são todas pensadas para o melhor funcionamento possível da ideia dos treinadores, além, claro, dos movimentos que envolvem todo o time. É preciso olharmos para as combinações que envolvem determinados jogadores em uma espécie de parceria.

Partindo desse ponto, nos últimos três jogos foi possível observar que cada vez mais Brenner e Acosta se procuram dentro do campo e o camisa 10 já entendeu que a principal arma de Brenner é o ataque às costas do marcador e que o brasileiro também tem boa capacidade finalizar seja de dentro ou fora da área. Nesse cenário foi possível perceber que o armador busca, como primeira opção, encontrar Brenner e que, quase sempre quando Lucho recebe a bola na entrada da área, Brenner já inicia o movimento para receber porque sabe que o companheiro tem capacidades de deixá-lo em boas situações de finalização.

(Capa: Reprodução/ Twitter FC Cincinnati)

@pdtorres_
@pdtorres_
23 anos e morador de Santa Luzia. Formado em jornalismo pelo Centro Universitário UNA, ex-estagiário da ASCOM da Secretária Municipal de Educação de Belo Horizonte. Atualmente redator nos portais esportivos Na Beira do Campo (como setorista do Cruzeiro), no Território MLS portal especializado em futebol dos EUA. Faço análises táticas no Twitter.

Artigos Relacionados

Artigos Recentes