Os brasileiros que mudaram a história do Orlando City – Opinião TMLS

Publicado:

Dirigentes brasileiros fizeram o Orlando City deixar de ser um fracasso dentro da campo para se tornar campeão nacional

Luiz Muzzi e Ricardo Moreira são os principais responsáveis pela virada de chave no Orlando City.
Luiz Muzzi e Ricardo Moreira são os principais responsáveis pela virada de chave no Orlando City.

Mundialmente conhecido por suas grandes estrelas, como Kaká, Nani e Alexandre Pato, o Orlando City, que nesta quarta-feira (7) conquistou o primeiro titulo de sua história ao vencer o Sacramento Republic e se sagrou campeão da , nem sempre foi vitorioso.

De 2015, quando pisou em campo pela primeira na após boas temporadas na segunda divisão, até 2019, o Orlando City foi uma verdadeira decepção. Se fora de campo os Lions eram e sempre foram um sucesso de marketing e business, dentro dele as coisas não caminhavam, mesmo com Kaká e outros jogadores renomados

Até a temporada 2019, o clube sequer tinho ido aos playoffs da MLS, em um campeonato onde muitas equipes se classificam para o mata-mata. Era difícil até de defender que um projeto estava sendo implementado.

  • Quer assistir UM MÊS DE MLS NA FAIXA? Assine AGORA mesmo o DAZN e tenha 30 dias grátis! Clique AQUI!

NOVOS ARES

Mas em dezembro de 2018, ainda sob a liderança de Flávio Augusto, o Orlando City fez uma mudança ousada em seu departamento de futebol e dois brasileiros chegaram para mudar a história do clube: Luiz Muzzi e Ricardo Moreira.

Muzzi chegou em Orlando após quase sete anos trabalhando no . Já Ricardo estava no desde 2015, quando aceitou a mudança para a Florida.

Nos primeiros movimentos da dupla, que ainda encontrou um clube com muita dificuldades em campo na temporada 2019, chegou o técnico Óscar Pareja, que já tinha trabalhado com Muzzi nos tempos de Dallas, vencendo o Supporters Shield 2015 e a US Open Cup 2016, competição que voltou a vencer agora em 2022, já com o Orlando.

EFEITO IMEDIATO

Um ano após a chegada dos dois dirigentes brasileiros, em 2020, o Orlando City passaria de um time derrotado para uma equipe forte e temida dentro da MLS. Na pandemia, o Lions foram até a final do MLS is Back, mostraram força, mas acabaram perdendo para o Portland Timbers. Quando a temporada regular retornou, o time conseguiu se classificar para os playoffs da MLS pela primeira vez em sua história, sendo eliminado nas quartas de final pelo New England Revolution.

Alguns comentaristas chegaram a dizer que o “efeito Orlando City” passaria no ano seguinte e que os bons resultados obtidos foram devido ao momento de pandemia, que de fato ocasionou resultados estranhos no futebol mundial.

O clube, porém, provou que os críticos estavam errados e retornou aos playoffs pela segunda vez consecutiva em 2021, fazendo mais do que havia feito nos cinco anos anteriores.

DUPLA PRESTIGIADA

Com a saída de Flávio Augusto no meio de 2021, os novos donos do clube fizeram algumas mudanças e pessoas da diretoria acabaram por deixar o Orlando City no processo. No início de 2022, porém, Luiz Muzzi e Ricardo Moreira tiveram seus trabalhos reconhecidos e foram promovidos, ganhando també uma renovação contratual dos novos donos.

Muzzi, que era Vice Presidente de Operações de Futebol, se tornou o General Manager do clube. Já Ricardo, que já era General Manager assistente, se tornou o Diretor Técnico do Orlando City.

A confiança depositada no trabalho de Muzzi e Ricardo mais uma vez se provou correta e os Lions e com a conquista da US Open Cup, levantaram o primeiro título de sua história.

Em 2023, o clube terá a Champions League pela primeira vez em sua história, mas 2022 ainda não terminou: O Orlando está na briga por uma vaga nos playoffs e vai tentar, por que não, conquistar também o troféu da MLS Cup.

 

*A coluna “Opinião TMLS” é de inteira responsabilidade de seu redator e não necessariamente traduz a opinião do portal

 

Artigos Relacionados

Artigos Recentes