The North Remembers! Quão perto as seleções da CONCACAF já chegaram da tão sonhada conquista da Copa do Mundo?

2
28
CONCACAF
(Foto; Montagem / Percel Macedo - Território MLS)

Com os vizinhos da América do Sul conquistando nove vezes o troféu mais cobiçado do planeta, as seleções da América do Norte e Caribe parecem ter um longo caminho até a glória mundial. Saiba como foi o desempenho das seleções da CONCACAF no principal torneio de seleções do Mundo

Um seleto grupo de apenas oito países ostentam o titulo de campeões do Mundo. Destes, cinco são europeus (Alemanha, Itália, França, Inglaterra e Espanha) e três sul-americanos (Brasil, Argentina e Uruguai).

Já a América do Norte teve sua melhor colocação no primeiro mundial da história, em 1930 no Uruguai, quando os Yankees foram a terceira melhor seleção do mundo.

CONCACAF
(Foto; Montagem / Percel Macedo – Território MLS)
  • Quer assistir UM MÊS DE MLS NA FAIXA? Assine AGORA mesmo o DAZN e tenha 30 dias grátis! Clique AQUI!

Nas 21 edições disputadas até aqui, com a de 2022 sendo coincidentemente a 22ª edição, pelo menos um time da CONCACAF esteve presente em todas as edições, com o México dominando o primeiro lugar em participações (17 (incluindo a deste ano), tendo em segundo lugar os EUA com onze participações, e fechando o pódio, aparece a Costa Rica com seis participações. Na sequência vem Honduras (3), Canadá (2), El Salvador (2), Cuba (1), Jamaica (1), Haiti(1), Panamá (1) e Trindad e Tobago (1).

Até hoje, a principal campanha da região foi o terceiro lugar dos EUA na Copa do Mundo de 1930, quando o time somou duas vitórias por 3 a 0 sobre Bélgica e Paraguai, e foi eliminado pela Argentina nas semifinais por 6 a 1, ficando assim com o saldo de um gol positivo a frente da quarta colocada, Iugoslávia, que terminou o mundial com zero de saldo (sete gols marcados e sete sofridos).

Veja também: Com 8 jogadores da MLS, Seleção dos Estados Unidos anuncia 26 jogadores para a Copa

Além dessa, outras três campanhas foram destaque, com o México ficando em sexto lugar nas duas copas em que foi país-sede, em 1970 e 1986, e Cuba, alcançando o sétimo lugar em 1938 ao vencer uma partida contra a Romênia.

Para além dessas campanhas, os EUA em 2002 e a Costa Rica em 2014 atingiram a oitava colocação nos respectivos mundiais, com os costa-riquenhos realizando uma das maiores façanhas da história das copas ao ficar em primeiro lugar em um grupo com Itália, Inglaterra e Uruguai, vencendo os italianos e uruguaios e empatando com os ingleses, eliminando as potências europeias.

E em 2022? O que o futuro reserva para Canadá, Costa Rica, Estados Unidos e México? É hora de ficar mais próximo da taça do mundo ou será mais um mundial onde o importante é participar. A partir do dia 20/11 a bola rola e você acompanha a trajetória das seleções da CONCACAF aqui no Território MLS.

Colaborou nesta nota: Douglas Maranhão

(Capa: Reprodução / Twitter da CONCACAF)

Comentários estão fechados.