Na madrugada desta segunda feira (23) o FC Dallas visitou o Portland Timbers, em Oregon, e eliminou o atual campeão do MLS is Back e um dos favoritos ao título da MLS Cup.
A partida foi disputada da primeira até a última bola e os gols do tempo normal só saíram nos minutos finais, terminando assim em 1 a 1. Na prorrogação, o placar não se alterou e a decisão foi pros pênaltis. Nas cobranças, o Dallas converteu duas oito penalidades, eliminando assim o time de Portland.
O time agora aguarda o vencedor de Seattle e LAFC, que jogam na madrugada de quarta-feira (25).
O JOGO
Assim que a partida começou, o time da casa tratou de ir pra cima para confirmar seu favoritismo. Aos 10 minutos, Yimmi Chará roubou a bola de Thiago Santos, deixou com Mora, que por sua vez achou Pollo na entrada da área. O camisa 7 chutou forte, mas o goleiro Maurer fez ótima defesa.
Aos 29′, o argentino Jara, contratação mais cara da história do Dallas, abriu o placar pro time do Texas após ser acionado em profundidade e sair cara a cara com Clark. Porém, na checagem do VAR, o atacante estava em posição irregular.
Aos 53′, Valeri cobrou falta para a área, a defesa do Dallas afastou e na sobra, Paredes pegou de voleio, mas o goleiro Maurer, atento, fez outra boa defesa.
Aos 63, de novo Paredes, dessa vez acertando uma bomba de fora da área e adivinha? Maurer de novo impedindo o gol do Portland.
Um minuto depois, a pressão do Portland seguia, dessa vez com Pollo batendo cruzado, mas parando de novo em Maurer.
Aos 71′, Mora invadiu a área e, caindo, tocou de bico no canto direito, mas novamente Jimmy Maurer pegou e salvou o Dallas.
A pressão, no entanto, surtiu efeito. Aos 81′, o lateral Villafaña triangulou com paredes e Valeri e saiu sozinho na cara do gol. O canhoto encheu o pé e dessa vez não houve nada que Maurer pudesse fazer. 1 a 0 Portland.
Encurralado e quase eliminado, o Dallas resolveu finalmente sair pro jogo. Os atacantes Pepi e Barrios entraram para buscar o empate pro time do Texas e as trocas deram certo.
Faltando dois minutos pro fim, o zagueiro Hedges deu um chutão pra frente e encontrou o jovem Ricardo Pepi, nas costas da zaga. O atacante, revelado pelo Dallas, tocou na saída de Clark e acertou a trave. Mas a sorte estava com ele e a bola voltou em seu pé, apenas para conferir e levar o jogo pra prorrogação.
No último lance da prorrogação, Valeri tentou cruzar e acabou acertando a trave, para desespero dos torcedores. Fim de jogo, 1 a 1, mais uma decisão por pênaltis.
PÊNALTIS
As cobranças de pênalti foram quase perfeitas. Foram 16 cobranças e 15 acertos. Apenas o lateral Villafaña, que fez o gol do Portland no tempo normal, perdeu a última cobrança, naquela que foi a terceira maior decisão por pênaltis na história da MLS.
Jimmy Maurer voou pro canto esquerdo e defende o chute de Villafaña, coroando assim uma atuação de gala e colocando o FC Dallas na semifinal da Conferência Oeste. O Brasileiro Bressan foi titular durante todo o jogo e converteu sua penalidade com muita categoria.
FICHA TÉCNICA
Portland Timbers – 1
Clark; Bonilla (Farfan), Mabiala, Zuparic e Villafaña; D.Chará, Williamson (Paredes) e Valeri; Pollo (Bodily), Y.Chará (Loria) e Mora (Ebobisse)
Téc: Giovanni Savarese
FC Dallas – 1
Maurer; Reynolds, Hedges, Bressan e Nelson (Pepi); Thiago Santos (Barrios), Hollingshead e Ricaurte (Twumasi); Fafa Picault (Ziegler); Ferreira (Tessman) e Jara.
Téc: Luchi Gonzalez
Gols: Villafaña (PTL) / Pepi (DAL)
Pênaltis: Valeri, Farfan, Zuparic, Ebobisse, Bodily, D.Chará, Loria e Villafaña (X) / Ziegler, Jara, Bressan, Pepi, Hollingshead, Hedges, Tessman e Twumasi.
Cartões Amarelos: Picault e Ricaurte (DAL)