O Austin FC em apenas duas temporadas evoluiu consideravelmente e vive roteiro digno de Hollywood: consagrar um excelente trabalho extra campo, um jovem e competente treinador e pleitear um dos melhores inícios de franquia da história da MLS
O ano de 2022 já está marcado entre os torcedores da sensação da Major League Soccer. O Austin FC, que saltou da décima segunda colocação no Oeste na temporada passada para a incrível segunda posição neste ano, chegou a liderar a Conferência em uma disputa acirrada contra o poderoso Los Angeles FC, badalado por grandes contratações como a do galês Gareth Bale e do zagueiro Italiano Giorgio Chiellini.
Porém, nada disso tirou o foco da equipe texana, que alcançou a classificação aos playoffs e venceu suas duas partidas antes de chegar na sonhada final da Conferência Oeste, frente ao LAFC.
- Quer assistir UM MÊS DE MLS NA FAIXA? Assine AGORA mesmo o DAZN e tenha 30 dias grátis! Clique AQUI!
Temporada regular 2022
Luego de 28 emocionantes fechas #BarrioAngelino sigue al frente del Oeste, pero… ¡Cuidado! Porque #VERDE amenaza la cima pic.twitter.com/21zIVBRjWa
— MLS Español (@MLSes) September 2, 2022
Sempre brigando na parte de cima da tabela, o Austin FC manteve-se entre os quatro primeiros colocados durante toda a temporada regular, somando as quatro oportunidades em que liderou o Oeste. Muito desse sucesso se deve a espinha dorsal da equipe que começa no gol com o experiente goleiro Brad Stuver, que em diversas oportunidades passou a segurança necessária a equipe e chegando até a outra ponta do gramado, com Sebastián Driussi, que com uma temporada mágica concorre ao prêmio de MVP da temporada.
Em números, a equipe texana foi a quarta colocada em pontos conquistados no geral das 28 equipes da MLS, atingindo 56 pontos, 16 vitórias (8 em casa e 8 fora), ainda com 8 empates e o terceiro melhor ataque da competição com 65 gols marcados.
Principais jogadores
🇦🇷 Sebastián Driussi: (25 Gols + 5 Assistências)
¡Llega el momento de reconocer a los mejores de la temporada!💯
¿Quién será nombrado como Jugador Más Valioso? pic.twitter.com/IsRaFA6XfW— MLS Español (@MLSes) October 13, 2022
Uma estrela apagada em 2021 que se tornou uma estrela cadente um ano depois. Assim pode se metaforizar a transformação e a importância do camisa sete argentino aos comandados por Josh Wolff nesta temporada. Ágil e bastante versátil nas posições ofensivas, o meia-atacante surpreendeu e corre como um dos favoritos ao prêmio de MVP da temporada. Com 22 gols e cinco assistências, o argentino foi um dos maiores responsáveis pelo sucesso do Austin nos playoffs ao balançar as redes de Minnesota United e, mais recentemente, do FC Dallas.
Além do faro de gol, Driussi destaca-se pelas belas assistências e sua visão de jogo, fundamentais para o time chegar tão longe na competição.
🇺🇾 Diego Fagúndez (6 gols + 13 assistências)
O entrosamento sul-americano responsável por mais de 44% dos gols na temporada, vem de duas estrelas que fecharam uma parceria dentro e fora dos gramados. A primeira é Sebastián Driussi. Já a segunda vem do Uruguai. Diego Fagúndez assumiu o papel de coadjuvante em campo no Austin, desfilando bom futebol como o garçom da equipe.
Também destaca-se como agregador fora dos gramados, com o “Mate Con Vos”, uma série no Youtube oficial do time em que Fagúndez, Mac Urruti e Driussi conversam com outros jogadores enquanto matam a saudade do famoso mate da América do Sul, fortalecendo os vínculos e agregando valores ao vestiário, que conta com jogadores de diversas culturas, mas onde todos se respeitam. Prova disso está no fato de que até os atletas que não falam espanhol tem buscado aprender o idioma.
Capitulo à parte: Josh Wolff
Responsável pela montagem do elenco e dono de um modelo de jogo centrado na posse de bola, Wolff lembrou após o triunfo sobre o FC Dallas, que tudo isto é fruto de quatro anos de trabalho, de construção e que, acima de tudo, o que está acontecendo supera as suas expectativas.
Wolff tem potencializado o desempenho de Driussi, com um esquema tático que cria espaços para o camisa 7 e posiciona os companheiros preservando o argentino para que ele receba a bola no espaço vazio e assim crie jogadas e marque gols. Mesmo quando os adversários pressionam, a equipe não abandona seu estilo de jogo e tem encontrado soluções para ultrapassar as dificuldades que as partidas tem gerado.
Próxima missão
O Austin FC tem como seu próximo e maior passo o confronto frente o Los Angeles FC, na final da Conferência Oeste da MLS Cup Playoffs, no Banc of California Stadium, no domingo, 30 de outubro. No ano as duas equipes se enfrentaram em duas oportunidades, onde “Los Verdes” venceram as duas, inclusive com uma vitória por 4 a 1 no ultimo confronto que mantém viva a espareça do jovem Austin FC em chegar ao topo da competição disputando a MLS CUP 2022.
(Capa: Reprodução / Twitter do Austin FC)