quinta-feira, novembro 21, 2024
InícioConcacaf Champions CupÉ CAMPEÃO! Seattle Sounders bate o Pumas UNAM na final da CONCACAF...

É CAMPEÃO! Seattle Sounders bate o Pumas UNAM na final da CONCACAF Champions League 2022 e coloca fim à hegemonia mexicana

Seattle Sounders levanta pela primeira vez o título da Concachampions e de maneira invicta, representará a no Mundial de Clubes, em 2023

O Seattle Sounders é o grande campeão da CONCACAF Champions League 2022! Ao bater o Pumas UNAM, do México, por 3 a 0, no Lumen Field lotado, o clube da MLS ergueu pela primeira vez a conquista mais importante do continente com gols de Raul Ruidíaz nos dois tempos da partida e Nicolás Lodeiro no final. A decisão também foi marcada pela quebra do recorde de público na competição com 68.741 presentes nesta quarta-feira (04), em Seattle.

Com o título, os Sounders colocam fim à hegemonia mexicana que durava 17 anos, desde que o Deportivo Saprissa venceu em 2005 sobre o próprio Pumas UNAM. A Major League Soccer também volta ao topo da Concachampions com um representante pela terceira vez em sua história com DC United, em 1998, Los Angeles Galaxy, em 2000 e, agora, o Seattle Sounders em 2022.

A primeira conquista estadunidense neste novo formato de CONCACAF Champions League também representa o sucesso em tão pouco tempo da franquia que ingressou na principal liga dos Estados Unidos em 2009, vencendo duas MLS Cups em 2016 e 2019, além de quatro US Open Cups. No lado mexicano, fica a frustração de não conquistar o tetracampeonato do torneio, troféu que não levantam desde 1989.

Seattle Sounders beat Pumas UNAM for 2022 Concacaf Champions League title | MLSSoccer.com

(Divulgação/ Champions League)

  • Quer assistir UM MÊS DE MLS NA FAIXA? Assine AGORA mesmo o DAZN e tenha 30 dias grátis! Clique AQUI!

O JOGO

O começo da partida foi com muita disposição física de ambas as equipes com o Pumas UNAM apostando em bolas longas e parando o Seattle Sounders em consecutivas faltas com José Galindo tirando o camaronês Nouhou Tolo do jogo logo aos 1o’. Pela falta, Galindo acabou recebendo cartão amarelo.

Nos minutos seguintes, o Seattle chegou duas vezes de maneira perigosa, a primeira em cabeçada de Ruídiaz no cruzamento de Jordan Morris e, posteriormente,  em um chute do peruano dentro da área, mas a bola parou nas mãos do goleiro Talavera, bem colocado.

Imagem

(Reprodução/ Twitter Seattle Sounders)

Aos 29’c foi a vez de João Paulo sair de campo lesionado. Coube ao jovem Obed Vargas, de apenas 16 anos, substituir o brasileiro no meio-campo. Aos 31′, a principal chance do Pumas no primeiro tempo, mas Corozo acabou chutando por cima após receber belo passe de Favio Álvarez. Com mais posse de bola, só foi aos 42′, que os Sounders responderam com Lodeiro em bom cruzamento de Cristian Roldán.

Três minutos depois, aos 45′, o placar saiu do zero. Cruzamento da esquerda, o zagueiro Arreaga dominou dentro da área e tocou para Ruídiaz. O peruano contou com desvio na defesa para matar as chances do goleiro Talavera e abrir o marcador no Lumen Field.

Explorando a bola aérea no início do segundo tempo, o Seattle Sounders chegou com Cristian Roldán e Arreaga em lances que obrigaram o time mexicano responder à altura. Aos 61′, o artilheiro da competição, Juan Dinneno, cobrou falta perigosa e que passou raspando a trave direita. Já aos 65′,  foi o brasileiro Diogo que subiu com perigo em cruzamento de Corozo, obrigando o goleiro Frei fazer a principal defesa do jogo.

Em um jogo mais aberto, o Seattle começava a construir espaços na defesa do Pumas. Alex Roldán teve boa chance aos 69′, em chute cruzado, mas Talavera, novamente bem colocado, impediu o segundo gol dos mandantes. Mas, aos 8o’, em contra-ataque de almanaque, o uruguaio Lodeiro rolou para o peruano Ruídiaz, melhor colocado, fazer 2 a 0 para os donos da casa.

Imagem

(Reprodução/ Seattle Sounders)

Para fechar o caixão, Nicolás Lodeiro, capitão e um dos grandes símbolos do sucesso recente do time, foi o autor do gol que decretou a conquista inédita dos Sounders, aos 88′. O uruguaio fez enlouquecer os quase 70 mil presentes no Lumen Field e coroou a campanha invicta, consistente e que carimba o passaporte para o Mundial de Clubes, em 2023.

FICHA TÉCNICA 

Seattle Sounders – 3
Frei; A. Roldán, Gómez Andrade, Arreaga, Tolo (Rowe); João Paulo (Vargas), Rusnák, C. Roldán, Lodeiro (Montero), Morris (Ragen); Ruidíaz (Bruin).
Téc: Brian Schmetzer

Pumas UNAM – 0
Talavera; Galindo, Ortiz, Freire, Velarde; Álvarez, Meritão, López (Rogério); Diogo, Dinneno, Corozo (Ruvalcaba).
Téc: Andrés Lillini

Gols: 2X Ruidíaz e Lodeiro (SEA)
Cartões amarelos: Galindo, López (PUM), Rusnák e Lodeiro (SEA)

Capa: (Reprodução/ CONCACAF Champions League)

Artigos de Destaque

Galerias

Real Madrid vs Barcelona - Soccer Champions Tour by John Perdicaro

16 photos
1 views

US Open Cup Final by Celso Oliveira

20 photos
1 views

Impact 99, USWNT vs Mexico by John Perdicaro

48 photos
0 views

1 COMENTÁRIO

Comentários estão fechados.

- Advertisment -

Populares

Concacaf