Começando em 2024, a atual Concacaf Champions League passará a se chamar Concacaf Champions Cup e contará com 27 times participantes
Em 2021, a Concacaf havia lançado uma nova estrutura de torneios de clubes. Mais um passo desta mudança foi anunciada pela Confederação de Futebol da América do Norte e Caribe nesta terça-feira (06) com o lançamento da Champions Cup, que substituirá a atual Champions League. Além de mudar o nome, a competição terá seu formato reformulado.
QUER APOSTAR NOS JOGOS DA MLS? A BETANO É A PARCEIRA OFICIAL DE APOSTAS DO TERRITÓRIO
Na nova estrutura dos torneios de clube da entidade, serão incluídas três copas regionais sancionadas pela Concacaf que com o objetivo de crescer e elevar ainda mais os clubes e ligas da região. Além da nova Leagues Cup que conta com times da MLS e Liga MX, teremos a Caribbean Cup que coroará um campeão caribenho e a Central American Cup, que coroará um campeão da América Central.
Os clubes da América do Norte ainda poderão se classificar para o torneio das mesmas maneiras que classificavam para a Champions League, Liga MX, MLS, CPL e copas domésticas como a US Open Cup e a Canadian Championship.
A Concacaf Champions Cup continuará a ser disputada no formato mata-mata direto e será composta por cinco rodadas: primeira rodada, oitavas de final, quartas de final, semifinais e final. Dentre os 27 clubes que participarão, 22 começarão a jogar já na primeira fase, o processo de classificação dos clubes será dividido por região.
Nas primeiras quatro fases serão disputadas jogos de ida e volta, enquanto a final será disputada em jogo único em um fim de semana.
Premiação maior
As mudanças vão além do formato e nomea A a Champions Cup também contará com um aumento dos ganhos financeiros para os participantes. De acordo com a Concacaf, o campeão irá receber mais de US$ 5 milhões em distribuições financeiras e prêmios em dinheiro, um aumento de mais de cinco vezes em comparação com a premiação atual da Champions League, vencida pelo Club León no último domingo (04) sobre o LAFC.
(Reprodução/Site/CONCACAF)