Um total de treze atletas farão suas estréias pela Seleção americana, o USMNT, enquanto cinco outros retornam da equipe que representou o país durante a Copa do Mundo de 2022.
O ciclo para a Copa do Mundo da FIFA 2026 já começou com a Seleção americana de futebol anunciando seus 24 jogadores para os jogos no Sul da Califórnia em janeiro contra a Sérvia e a Colômbia. Sem contar com Pulisic, Reyna, Dest e Musah, jogadores com compromisso na Europa, a Seleção americana tem uma oportunidade única de testar jogadores jovens já visando o novo ciclo da Copa do Mundo que já começa com dois adversários de peso.
Os Estados Unidos enfrentarão a Sérvia, adversário do Brasil na Copa do Mundo de 2022, nesta próxima quarta-feira, dia 25 de janeiro, no Banc of California Stadium em Los Angeles e ainda jogará contra a Colômbia no sábado, dia 28, no Dignity Health Sports Park em Carson, casa do Los Angeles Galaxy.
NOVAS CARAS NO CAMPO E TAMBÉM NO BANCO
Após não renovar com Gregg Berhalter, o assistente técnico da USMNT, Anthony Hudson, liderará a equipe, enquanto o colega da Copa do Mundo, B.J. Callaghan, e o técnico principal da Seleção Juvenil Masculina Sub-20, Mikey Varas, atuarão como assistentes técnicos.
𝗧𝗛𝗘 𝟮𝟬𝟮𝟲 𝗖𝗬𝗖𝗟𝗘 𝗕𝗘𝗚𝗜𝗡𝗦 🇺🇸
Eleven players receive first #USMNT call-up, 13 seek first cap in upcoming January camp.
Full Roster Details » https://t.co/az2gubjUBm pic.twitter.com/ANkHOPm4l8
— U.S. Soccer Men's National Team (@USMNT) January 18, 2023
“Os jogos em janeiro nos dão a chance de ver alguns jovens jogadores de alto potencial. O foco tem sido identificar posições em nossa equipe que precisam de mais profundidade. Também estamos contando com alguns de nossos jogadores veteranos por sua experiência em campo, e também para ajudar os jogadores mais jovens se adaptarem a incrível cultura que construímos dentro do time”, disse Hudson.
Onze jogadores foram convocados pela primeira vez para o USMNT – o goleiro Roman Celentano, os zagueiros Julian Gressel, Jalen Neal, Sam Rogers e John Tolkin, os meio-campistas Paxten Aaronson, Aidan Morris e Alan Soñora, além dos atacantes Emmanuel Sabbi, Brandon Vazquez e Alejandro Zendejas.
Além disso, o goleiro Gaga Slonina e o zagueiro DeJuan Jones se juntam aos 11 mencionados na busca pela estreia internacional contra Sérvia e Colômbia. Cinco outros jogadores, apesar de convocados no passado, agora buscam espaço com mais aparições pelo USMNT, caso do zagueiro Jonathan Gómez, os meio-campistas Paxton Pomykal e Eryk Williamson, além dos atacantes Cade Cowell e Matthew Hoppe.
Estamos entusiasmados com o grupo de jogadores que convocamos para estes amistosos.
Anthony Hudson, interino da Seleção dos Estados Unidos
Apesar de jovens e sem passagens pela Seleção principal, diversos atletas já tiveram experiência com nas equipes juvenis masculinas dos EUA. No ano passado, por examplo, Aaronson, Cowell e Neal ajudaram aos EUA a conquistar o terceiro campeonato consecutivo da Concacaf Sub-20, e ainda uma vaga nas Olimpíadas pela primeira vez desde Pequim 2008 e a classificação para a Copa do Mundo Sub-20 da FIFA neste ano. Os jovens Vazquez e Zendejas ainda representaram os EUA na Copa do Mundo Sub-17 de 2015, enquanto Sabbi fez parte da seleção dos Estados Unidos na Copa do Mundo Sub-20 da FIFA 2017.
RETORNO DOS VETERANOS DA COPA DO MUNDO
Além dos jovens talentos terem uma oportunidade neste mês, cinco jogadores retornam da campanha do USMNT na Copa do Mundo: o goleiro Sean Johnson, os zagueiros Walker Zimmerman e Aaron Long, o meio-campista Kellyn Acosta e o atacante Jesús Ferreira. Zimmerman teve um papel fundamental na defesa dos Estados Unidos, jogando em todas as partidas da equipe no Catar, sendo figura peça da equipe no final da vitória decisiva do USMNT contra o Irã. Já Acosta, fez duas partidas como reserva no Catar, enquanto Ferreira foi titular nas oitavas de final contra a Holanda, mas não marcou nenhum gol.
ELENCO COMPLETO DO USMNT
GOLEIROS (3)
- Roman Celentano (FC Cincinnati)
- Sean Johnson (Sem clube)
- Gaga Slonina (Chelsea/ENG)
DEFENSORES (8)
- Jonathan Gómez (Real Sociedad/ESP)
- Julian Gressel (Vancouver Whitecaps/CAN)
- DeJuan Jones (New England Revolution)
- Aaron Long (LAFC)
- Jalen Neal (LA Galaxy)
- Sam Rogers (Rosenborg/NOR)
- John Tolkin (New York Red Bulls)
- Walker Zimmerman (Nashville SC)
MEIO CAMPO (6)
- Paxten Aaronson (Eintracht Frankfurt)
- Kellyn Acosta (LAFC)
- Aidan Morris (Columbus Crew)
- Paxton Pomykal (FC Dallas)
- Alan Soñora (Sem clube)
- Eryk Williamson (Portland Timbers)
ATACANTES (7)
- Paul Arriola (FC Dallas)
- Cade Cowell (San Jose Earthquakes)
- Jesús Ferreira (FC Dallas)
- Matthew Hoppe (Middlesbrough)
- Emmanuel Sabbi (Odense /DEN)
- Brandon Vazquez (FC Cincinnat)
- Alejandro Zendejas (Club America/MEX)
Capa: Celso Oliveira / TMLS