Sonhando com o título! Philadelphia Union buscar vencer a MLS Cup e apagar fantasma de 2021

Publicado:

Em sua segunda final de Conferência Leste consecutiva, o Philadelphia Union enfrenta novamente o New York City, algoz de 2021 buscando esquecer fatídico episódio do surto de COVID-19 que tirou 11 atletas de combate no ano passado

Líder da Conferência Leste, brigando ponto a ponto pelo Supporters ‘Shield com o e com o melhor treinador da ML Sem 2022. Este é o Philadelphia Union, que chega a sua segunda final consecutiva da Conferência e sonha com um desfecho bem melhor do que o de 2021. Motivos não faltam para animar a torcida do Union que busca sua primeira final da Cup desde que entrou na em 2010.

Philadelphia Union
(Foto: Reprodução / Twitter do Philadelphia Union)
  • Quer assistir UM MÊS DE MLS NA FAIXA? Assine AGORA mesmo o DAZN e tenha 30 dias grátis! Clique AQUI!

Temporada regular 2022

Sempre brigando na parte de cima da tabela, o Philadelphia Union terminou na liderança da Conferência Leste; a equipe empatou em número de pontos com o LAFC, mas ficou em segundo na classificação geral pelo critério de vitórias: 21 para a equipe de Los Angeles e 19 triunfos para os comandados de Jim Curtin (doze em casa e sete fora), ainda com 10 empates e o melhor ataque da competição com 72 gols marcados, além da melhor defesa com apenas 26 gols sofridos pelo melhor goleiro da temporada Andre Blake.

Fatores que demonstram o excelente trabalho do técnico Jim Curtin, que busca atingir o ápice de sua jornada no Union, tendo a chance de ser o primeiro treinador da franquia a levantar a taça maior do futebol dos Estados Unidos.

Principais jogadores

🇯🇲 Andre Blake: (35 Jogos / 16 Clean Sheets (45.7 %))

O experiente goleiro jamaicano eleito o melhor da posição em 2022 foi fundamental para a campanha vitoriosa do Union nesta temporada. Blake, que está no time desde 2014, vinha evoluindo ano após ano até que nesta temporada foi o número 1 entre os arqueiros da liga, somando 15 jogos sem sofrer gol, média de 80% de defesas efetuadas e 3’060 minutos em campo. Livre de lesões ou suspensões, o goleiro foi a grande estrela da equipe e concorre ao prêmio Lando Donovan MVP 2022.

Veja a seguir alguns dos milagres operados pelo arqueiro no decorrer da temporada.

🇭🇺 Dániel Gazdag (22 gols + dez assistências) 

O meia húngaro, de 26 anos, que chegou na equipe em 2021, brigou pela artilharia da MLS na temporada regular com Sebastián Driussi () e Hany Mukhtar (Nashville). Dono do meio campo do Union, Gazdag desfilou bom futebol nesta temporada, com média de 75% de passes certos e um dos melhores cobradores de pênaltis da liga.

Philadelphia Union
(Mapa de Calor MLS 2022 de Dániel Gazdag /SofaScore)

Gazdag trouxe a segurança necessária a equipe que perdeu seu principal atacante Kacper Przybyłko na temporada passada, a insegurança por uma possivel queda no numero de gols foi logo revertida no melhor ataque da competição, com o húngaro participando de 32 (44%) dos 72 gols marcados.

                     Julián Carranza (Quatorze gols e seis assistências)

Contratado antes do início da temporada junto ao Inter Miami, o atacante argentino Julián Carranza, de 22 anos, conseguiu finalmente “explodir” na MLS. Depois de passar dois anos no Inter Miami onde somou apenas três gols em 41 partidas, Carranza se destacou no tridente formado por Daniel Gázdga e Mikael Uhre, no Philadelphia Union. Em 2022, o argentino anotou 14 gols em 31 partidas e teve seus direitos adquiridos pela bagatela de apenas $500 mil de GAM, um verdadeiro feito do diretor esportivo do clube, Ernst Tanner.

Antes do início da temporada regular, Julián Carranza foi entrevistado pelo Território MLS.

Capitulo à parte: Jim Curtin

A temporada 2022 de Jim Curtin já começou com marcas especiais: o técnico chegou a expressante marca de 100 vitórias na MLS e se tornou um dos mais longevos da liga, escrevendo uma linda história na franquia da Filadélfia. O estilo “paizão” e estudioso de Curtin vem mostrando-se efetivo, com a equipe sendo campeã do Supporters ‘Shield em 2020. Dois anos depois, Jim lidera o grupo que aparece novamente com chances de conquistar o primeiro título da Conferência Leste e, consequentemente, sonhar com um triunfo na MLS Cup.

Philadelphia Union
(Foto: Reprodução / Twitter do Philadelphia Union)

Em sua nona temporada à frente do Philadelphia Union, Jim Curtin viu seu elenco alcançar uma temporada recheada de recordes como em número de gols marcados (72) e também o menor número de gols sofridos (26) em uma única temporada. Outro feito do treinador é ter a quinta maior porcentagem de vitórias na temporada regular entre todos os seus colegas na MLS que conquistaram pelo menos 100 vitórias na liga com 54,5% de aproveitamento.

Curtin é o o técnico mais jovem a receber o prêmio de melhor treinador por duas vezes com 43 anos e o quinto na história da liga a ganhar o prêmio mais de uma vez,  juntando-se ao seleto grupo composto por Bruce Arena (1997, 2009, 2011, 2021), Bob Bradley (1998, 2006, 2019), Sigi Schmid (1999, 2008) e Frank Yallop (2001, 2012).

Veja também: Com dois correspondentes in loco, Territorio MLS alcança marca histórica

Próxima missão 

O Philadelphia Union FC tem a reedição da última final de Conferência frente ao , no Subaru Park, no domingo, 30 de outubro, a partir das 21h (horário de Brasília). Em 2022, as duas equipes se enfrentaram em duas oportunidades nas quais o Philadelphia Union levou a melhor em ambas, chegando assim com um sentimento de justiça e buscando enfrentar os atuais campões de maneira completa na busca por reverter a lembrança de 2021.

(Capa: Reprodução/Twitter/Philadelphia Union)

Percel Macedo
Percel Macedo
Percel Macedo é discente em Jornalismo e redator do Território MLS desde 2021, reside no Brasil e é um apaixonado pela Major League Soccer

Artigos Relacionados

Artigos Recentes