O atacante americano Josh Sargent é o novo reforço do Norwich City, recém promovido a Premier League. Mas o que esperar do jovem em terras inglesas?
Josh Sargent, centroavante de 21 anos que atuava pelo Werder Bremen/ALE, agora é o novo reforço do Norwich City/ING. Sargent faz parte da talentosa geração americana que vem conquistando cada vez mais espaço em solo Europeu. Mas o que esperar da chegada do atacante na liga considerada a mais difícil do mundo? Primeiro é bom conhecer como joga o americano.
— Norwich City FC (@NorwichCityFC) August 9, 2021
Características de Sargent
Josh Sargent tem 1,85cm e 79kg, e apesar da altura é um centroavante que consegue se movimentar de maneira ágil e tem senso de posicionamento aguçado. Sargent possui boa noção de espaço então consegue se deslocar para os locais certos e no tempo certo para gerar chances de perigo.
Apesar de atuar como um atacante mais centralizado, Josh costuma circular bastante o campo e tenta sempre se apresentar como opção de passe para os seus companheiros.
Sargent frequentemente busca se deslocar em direção à bola para receber passes curtos. Geralmente ao receber a bola ele tenta um passe no chamado pivô e já se desloca para receber a bola novamente mais a frente. O fato da constante movimentação de Sargent complica a marcação e confunde a defesa adversária.
Em jogadas de apoio frontal (pivô) Josh é capaz de segurar a bola e receber a pressão esperando com que sua equipe avance, ou mesmo como citado acima trabalhar recebendo a bola, passando e já se projetando ao ataque.
O que esperar de Sargent na Premier League
O Norwich City, novo clube de Sargent, foi recém promovido a primeira divisão inglesa, logo após ser o campeão da temporada 2020/21 da Championship (2º divisão da Inglaterra). Comandado pelo treinador alemão Daniel Farke, o Norwich costuma ser um time que busca ter a bola, mas agora em um nível de exigência maior em alguns jogos é capaz que a equipe adote uma postura mais direta, de poucos toques para chegar ao gol de forma rápida e precisa.
No comando do ataque da equipe atua o finlandês Teemu Pukki, que deve ser o titular na maior parte dos jogos, porém Sargent deverá ter bons minutos de jogo, já que Pukki está com 31 anos e a liga inglesa exige bastante fisicamente dos atletas. Apesar de jogar majoritariamente em um 4-2-3-1, é possível que o Norwich possa variar para um 4-4-2 e acomodar Sargent e Pukki como homens de frente, visto que o americano é um jogador de mobilidade.
Um dos principais desafios de Sargent talvez seja com relação ao aspecto físico. Os defensores do Campeonato Inglês tem bastante força física e talvez em um primeiro momento o jovem atacante sinta a diferença em relação aos duelos contra defensores do futebol alemão.
(Capa: Reprodução/Twitter Norwich City)