ATUALIZAÇÃO (12 de março)
Nesta sexta-feira (12), o Los Angeles FC e o Las Vegas Lights, da USL Championship, segunda divisão dos Estados Unidos, anunciaram uma parceria para a temporada 2021. Com isso, alguns jogadores do LAFC terão mais tempo de jogo ao serem emprestados. Inicialmente, a franquia de Las Vegas foi fundada em 2018 e era administrada por Eric Wynalda, ex-jogador da MLS e General Maneger do rival San Jose Earthquakes.
O técnico responsável em treinar a franquia será Steve Cherundolo, que como jogador, disputou as Copas do Mundo de 2002, 2006 e 2010 pelos Estados Unidos. Anteriormente, Cherundolo estava treinando a seleção da Alemanha pela categoria sub-15. Ele fez toda sua carreira como profissional no Hannover 96/ALE.
Em um comunicado, John Thorrington, General Ganager do time disse que estabekecer uma parceria com uma equipe da USL é um passo significativo para a tragetória de seu clube. Vale ressaltar que o LAFC conquistou o Supporters’ Shield em 2019, um ano após sua estreia na liga.
MATÉRIA ORIGINAL (4 de fevereiro)
Uma possível filiação entre duas franquias para o aumento do poderio na segunda divisão dos Estados Unidos vem sendo estudada, entre o LAFC, que cobriria os aspectos esportivos e técnicos do novo projeto, já que encontra-se instalado em Los Angeles, e a partir da filiação viajaria para Las Vegas para os seus jogos, enquanto a outra franquia, o Las Vegas Lights cobriria a parte da operação dos negócios. Esse processo ainda não foi submetido ao escritório USL para aprovação. Informações dos veículos de imprensa norte-americanos, revelado nesta quinta-feira (4).
Em setembro de 2020, já existiam rumores da criação de uma nova franquia em Las Vegas, que tem interesse muito forte de aumentar o seu espaço no Soccer. Nome forte nesse projeto anterior, a prefeita Carolyn Googman, projetava um planejamento para criação de uma nova franquia para disputar a MLS, onde o colunista Lauro Jardim, vinculou o time do Flamengo/BRA, nesse ambicioso projeto.
Por sua vez, o Flamengo à época divulgou um comunicado informando que “vem trabalhando para a consolidação de um projeto de globalização da marca” e que “no momento oportuno trataremos do tema com responsabilidade e máxima transparência”. Mas aparentemente o projeto a dar certo na cidade será entre Los Angeles FC e Las Vegas Lights.
(Capa: Reprodução/Twitter LAFC)