terça-feira, abril 23, 2024
InícioColunasAlém da MLS: Prévia das finais de conferência da USL Championship

Além da MLS: Prévia das finais de conferência da USL Championship

USL Championship, segunda divisão dos Estados Unidos, vai conhecer os campeões de conferência e seus grandes finalistas. Confira na coluna Além da MLS!

Brasileiro Léo Fernandes, ex-MLS, vem roubando a cena mais uma vez na USL Championship. (Reprodução/Twitter Tampa Bay Rowdies)
Brasileiro Léo Fernandes, ex-MLS, vem roubando a cena mais uma vez na USL Championship. (Reprodução/Twitter Tampa Bay Rowdies)

O fim de semana não sera apenas de MLS Cup, quando LAFC e Philadelphia Union disputarão o grande título da temporada nos Estados Unidos. USL Championship, USL League One e NISA, as outras principais ligas do país, também conhecerão seus campeões.

A USL Championship, segunda divisão, é a liga que está mais atrás no quesito decisão de playoffs, já que no próximo final de semana jogará as finais de conferência e tem final marcada apenas para o dia 13 de novembro.

Conferência Leste – Final (5/11) – 20h30
Louisville City x Tampa Bay Rowdies

Louisville City e Tampa Bay Rowdies se tornaram rivais competitivos na USL Championship. (Foto: Louisville City)
Louisville City e Tampa Bay Rowdies se tornaram rivais competitivos na USL Championship. (Foto: Louisville City)

Pelo terceiro ano seguido, Louisville City e Tampa Bay Rowdies vão fazer a decisão do Leste. Em 2020 e 2021, os Rowdies avançaram pela diferença de um gol (2-1 e 3-2), porém, em nenhuma das duas ocasiões, o time de Tampa Bay conseguiu ser campeão da USL Cup. Em 2020, a pandemia impediu a final de acontecer e na temporada passada o time foi derrotado em casa pelo Orange County, ficando com o vice-campeonato.

Já o Louisville City conquistou um feito histórico: Em oito anos de existência, os “Morados” nunca ficaram fora da decisão no Leste. Você não leu errado! Desde que estreou como time de futebol, em 2015, o clube do Kentucky fez todas as finais em sua conferência. O problema é vencer essa decisão: Das sete anteriores, o LouCity avançou para a USL Cup apenas três vezes, perdendo a decisão no Leste em quatro ocasiões.

A rivalidade entre Louisville City e Tampa Bay Rowdies trará, sem dúvidas, um grande jogo no próximo final de semana, imperdível para quem gosta de um futebol alternativo. Para chegarem a decisão, Louisville e Tampa Bay eliminaram Pittsburgh Riverhounds e Memphis 901, respectivamente, em jogos que não foram nada fáceis.

O Louisville City não terá seu goleiro titular, Morton, ainda machucado (também não jogou a semifinal). O artilheiro Lancaster e o meia Ownby, titular absoluto da equipe, também são dúvida.

Tampa terá menos problemas para o jogo e conta com a grande fase do brasileiro Léo Fernandes para chegar a mais uma decisão e vencer o Leste pela terceira vez seguida. Ele anotou até aqui impressionantes 19 gols e 9 assistências.

Conferência Oeste – Final (6/11) – 22h30
San Antonio FC x Colorado Switchbacks

Em grande fase, San Antonio FC é favorito diante do Colorado Springs na USL Championship. (Foto: Darren Abate/USL Championship)
Em grande fase, San Antonio FC é favorito diante do Colorado Springs na USL Championship. (Foto: Darren Abate/USL Championship)

No Oeste, a decisão será entre o forte San Antonio FC, que enfrentará o Colorado Springs Swichtbacks. Campeão da temporada regular, o San Antonio tentará chegar a decisão da USL Cup pela primeira vez em sua história e chega a decisão do Oeste pelo segundo ano seguido. Em 2021, perdeu nos penaltis para o Orange County, que viria a ser o campeão.

Já o Colorado tem uma história muito mais modesta na competição. Fundado em 2015, é só a quarta vez que o clube vai aos playoffs, tendo se classificado em 2015, 2016, 2021 e 2022. Estar na decisão do Oeste representa a maior campanha da história da equipe.

O time, no entanto, não tera seu goleador, Hadji Barry, autor de 16 tentos na temporada. O jogador de Guinea se transferiu para a liga do Egito no meio da temporada e não poderá ajudar sua equipe. Em seu lugar, Michee Ngalina vem contribuindo, e marcou os dois gols na vitória sobre o Sacramento Republic, que colocou o time na decisão.

Em San Antonio, o time tem um plantel experiente, que conta com vários jogadores com passagem pela MLS, como Jordy Delem, ex-Seattle Sounders e Santiago Patino, ex-Orlando City. O técnico da equipe, Alen Marcina, tem como filosofia montar um grupo de atletas experientes, com passagens por grandes ligas e tem obtido sucesso. Quando assumiu, o San Antonio vinha de dois anos sem chegar aos playoffs, mas agora já está em seu quarto mata-mata seguido e pela segunda vez consecutiva chega a final do Oeste.

PITACOS DO REDATOR

O duelo entre Louisville e Tampa Bay é muito imprevisível, mesmo que o Tampa já tenha levado duas vezes, uma fora e outra em casa. A diferença de gols será pequena e acredito que Tampa vai avançar de novo, principalmente se o Louisville não puder contar com seu goleiro titular.

Já no Oeste, San Antonio fez ótima temporada regular, que não terminou tão brilhante, mas reencontrou o caminho na semifinal e não deu chances ao Oakland Roots. Já são nove jogos sem derrota. Enquanto isso, o Colorado se classificou pelo que fez no começo do ano, vencendo 11 dos primeiros 13 jogos. Dos últimos 22 jogos, apenas seis vitórias fazem com o que time seja franco atirador no duelo de domingo. San Antonio passa. 

 

Artigos de Destaque

Galerias

RBNY vs Chicago Fire by John Perdicaro

23 photos
10 views

LAFC vs Nashville SC by Celso Oliveira

10 photos
0 views

NYCFC vs. Toronto FC by Matias Cerisola

6 photos
1 views
- Advertisment -
Territorio F1

Populares

Concacaf