Principal jogador da franquia nas últimas temporadas, o argentino vai para sua primeira experiência no futebol europeu
Nesta segunda-feira (25), o New York City FC e Girona FC anunciaram oficialmente o empréstimo do atacante Valentín “Taty” Castellanos para o clube da primeira divisão da Espanha e também pertencente ao grupo de investimento City. O acordo tem duração de um ano e os valores envolvidos no negócio não foram informados.
Peça fundamental na campanha do primeiro título da história do clube, o argentino deixa o New York City sendo o atual artilheiro desta edição com 13 gols marcados em 17 partidas, ao lado de Sebastián Driussi, do Austin FC.
“Por mais que minha saída do clube seja difícil, eu acredito veementemente que esta é a hora certa para me mudar para a Europa, que sempre foi um sonho para mim. Eu me sinto confiante e pronto para este novo desafio”, afirmou o jogador de 23 anos. “Eu gostaria de agradecer o New York City FC e o Girona FC por me darem esta oportunidade e encontrarem um caminho para eu prosseguir na minha jornada e provação. Obrigado aos melhores fãs da liga por sempre me apoiarem e torcerem por mim em todos os jogos. Vocês sempre creram em mim ao longo dos anos.”
Benvingut @tatycaste11anos 👋
— Girona FC (@GironaFC) July 25, 2022
- Quer assistir UM MÊS DE MLS NA FAIXA? Assine AGORA mesmo o DAZN e tenha 30 dias grátis! Clique AQUI!
Formado nas categorias de base da Universidad de Chile, Castellanos chegou ao New York City por empréstimo junto ao Montevideo City Torque em 2018. Em sua primeira temporada na Major League Soccer, o atleta já demonstrara um bom nível, marcando logo na sua estreia contra o Vancouver Whitecaps e foi contratado pelo clube em definitivo no encerramento daquele ano.
Em 2021, o atacante chamou a atenção do mundo pela sua grande temporada na MLS. Castellanos venceu o prêmio da Chuteira de Ouro da MLS ao anotar 19 gols durante a temporada regular e três gols durante a campanha rumo ao título da MLS Cup, incluindo um na grande final que consagrou o primeiro título da história da equipe. Seu desempenho também lhe rendeu o prêmio de Melhor Jogador do ano nos Estados Unidos.
Desde o começo de 2022, o desejo de Taty Castellanos em busca de novos desafios era público. Em janeiro, seu nome esteve fortemente ligado a gigantes da América do Sul como River Plate, Palmeiras e Internacional, mas as propostas recebidas não agradaram ao New York City.
Antes da confirmação do negócio com o Girona, o futuro do artilheiro esteve associado a diversos clubes europeus, principalmente vindos da Premier League, da Inglaterra, e Serie A, da Itália.
Castellanos deixa o atual segundo colocado da Conferência Leste com 59 gols marcados e 24 assistências em 159 jogos. Seu substituto deve ser o brasileiro Héber, autor de um gol na vitória contra o Inter Miami no último sábado (23).
“Taty é um exemplo caro que os jovens jogadores de nosso grupo estão em um ótimo lugar para desenvolvimento. Nós entendemos o desejo dele se provar em uma nova liga e esta opção é a melhor para todos os envolvidos, onde nós podemos continuar tendo uma longa visão de sua carreira e do quê acreditamos que ele é capaz de fazer. No NYCFC, temos um grupo incríveis de jogadores com grande variedade de jogadas ofensivas. Nós temos muita confiança nestes jogadores e nossa quantidade de gols nesta temporada continuará a mesma”, acredita diretor esportivo do time, David Lee.
O próximo compromisso dos Pigeons será um confronto direto contra o atual terceiro colocado, CF Montréal, no próximo sábado (30), fora de casa.
(Capa: Reprodução/ Instagram Taty Castellanos)