Você deve estar se estranhando ao ver que um estado está sendo colocado como favorito a uma premiação individual, não é? Pois bem, neste texto te explico porque o Texas deve ter um MVP da Major League Soccer.
Mais da metade da temporada 2022 da Major League Soccer se passou e com isso a corrida para o prêmio Landon Donovan MVP segue afunilando cada vez mais. Se até outro dia nenhuma pessoa em sã consciência ousava deixar o atacante Taty Castellanos (até então no New York City) de fora da briga, isso mudou desde que o argentino se transferiu para o Girona da Espanha.
Apesar da presença importante do vencedor da Chuteira de Ouro de 2021, há dois atacantes que atuam no estado do Texas, que estão firmes na luta pelo MVP. Sem Taty na corrida, a vantagem de Sebastian Driussi (Austin FC) e Jesús Ferreira (FC Dallas) aumentou ainda mais diante dos respectivos concorrentes.
- Quer assistir UM MÊS DE MLS NA FAIXA? Assine AGORA mesmo o DAZN e tenha 30 dias grátis! Clique AQUI!
Sebastian Driussi:
Se o Austin FC ostenta a segunda colocação do Oeste e o melhor ataque da liga com 47 gols, o argentino Sebastian Driussi é peça-chave. Com 14 gols e 7 assistências (21 participações diretas), o camisa 7 do Austin FC é responsável por 44,681% dos gols da equipe, isso apenas levando em conta suas participações diretas.
Além dos números, Driussi é o responsável por direcionar a equipe dentro de campo. Com liberdade para circular no setor de ataque, é capaz de encontrar companheiros livres através de bolas longas, passes nas costas da defesa, sem contar os perigos que leva atacando a área como um “elemento surpresa”.
Em caso de vitória no Landon Donovan MVP em 2022, Sebastian Driussi irá manter o tabu de vitória de um atleta estrangeiro na premiação mais importante da temporada. Desde 2013, o MVP não vai para as mãos de um atleta americano.
Jesús Ferreira:
Com apenas 21 anos, mas o talento de um veterano, o jovem Jesús Ferreira desponta como forte candidato ao prêmio Landon Donovan MVP, muito por sua importância na boa campanha do FC Dallas em 2022. São 12 gols e cinco assistências até o momento na temporada. Ou seja, as 17 participações diretas de Jesús Ferreira significam 51,515% dos gols do FC Dallas (33).
Desde a saída da jovem estrela Ricardo Pepi, Jesús passou a ser a principal liderança técnica do time do Texas, e o atacante não tem decepcionado. Se o time comandado por Nico Estévez tem grandes chances de estar de volta aos playoffs, muito disso se dá a importância de Jesús Ferreira.
Vestindo a camisa 10 da equipe, Jesús Ferreira tem bastante presença de área: 10 de seus 12 gols foram marcados dentro da área. Outro ponto de destaque é a capacidade de Ferreira em finalizar com os dois pés, mesmo sendo destro e marcando a maioria de seus gols com o pé dominante (8), marcou três vezes de esquerda.
Uma vitória de Jesús Ferreira na premiação ao fim da temporada pode significar a quebra da hegemonia estrangeira, já que o último americano a ser eleito MVP foi Mike Magee, em 2013, quando atuava no Chicago Fire.
Por que o Texas?
Apesar de termos outras figuras na liga atuando em um rendimento alto, como o meia Lucho Acosta (FC Cincinnati), Hany Mukhtar (Nashville SC), Lucas Zelarayan (Columbus Crew) e até mesmo uma menção honrosa a Djordje Mihailovic (CF Montreal), que era um dos fortes nomes antes de se machucar, nenhum deles nesse momento consegue chegar a prateleira de Sebastian Driussi (Austin FC) e Jesús Ferreira (FC Dallas). A dupla de atacantes texana Driussi e Ferreira está em um nível individual acima da média, porém com um impacto ainda maior no funcionamento coletivo de suas respectivas equipes.
(Capa: Reprodução/Twitter MLS)