A partida será disputada na casa do Galaxy, o Dignity Health Sports Park, e poderá ser o palco para Carlos Vela estabelecer um recorde da série para o LAFC.
O El Trafico, jogo de maior destaque desta rodada da MLS e considerado por muitos a maior rivalidade da liga atual, uma entre vizinhos – o LA Galaxy e LAFC será disputado neste domingo, 16 de abril, em jogo válido pela oitava rodada da temporada de 2023. O pontapé inicial está agendado para as 16h30 em Nova Iorque, e 13:30, horário local.
Carlos Vela busca recorde no El Trafico
O atleta mexicano tem oito gols em jogos do El Trafico e está empatado com o sueco Zlatan Ibrahimovic como o maior artilheiro da história da rivalidade. Atrás de Ibrahimovic e Vela estão Diego Rossi com cinco gols, Sebastian Lletget e Cristian Arango com quatro, e Cristian Pavon com três.
O LAFC entra em campo marcando mais de 1,5 gols em 10 de seus últimos 11 jogos. Com o candidato a MVP Denis Bouanga voando alto no momento, esse número de sequências deve crescer para 11 em 12. O LAFC deve chegar focado para o derby Angeleno e esse constante deve contribuir para que Vela consiga marcar e para que o time possa marcar um total de 2 gols.
LA Galaxy x LAFC – A Batalha por Los Angeles
A battle for LA bragging rights 👊 pic.twitter.com/MO3bls1oEW
— LA Galaxy (@LAGalaxy) April 14, 2023
“Inaceitável e desrespeitoso com nossa marca e com quem queremos ser.”
Estas foram as palavras fortes do técnico do LA Galaxy, Greg Vanney, recentemente, enquanto o mesmo procura palavras para entender o que acontece com sua equipe neste início de temporada com o rival, em situação bem diferente, visitando no domingo. Nunca na história do Galaxy, após seis jogos, a equipe californiana marcou somente três gols, e marcou três pontos, o que faz de 2023 o pior início da franquia na temporada desde 1997.
Para piorar a crise na equipe, há meses, a torcida organizada do Galaxy pede a saída do presidente do clube, Chris Klein. Para apaziguar a torcida e os pedidos por uma mudança, o Galaxy acabou contratando Will Kuntz, ex- vice-presidente do LAFC, para supervisionar as operações de futebol. Com os fãs mais leais da franquia cansados e impacientes, Kuntz talvez herdará um problema, caso a equipe não reaja dentro de campo e o presidente prometendo uma saída caso a equipe não reaja.
“Nos últimos anos, estamos no processo de reformulação, redefinição e construção de nosso grupo de dentro para fora e trabalhando juntos como uma equipe para construir o clube por dentro e por fora. E estamos apenas trabalhando no processo,” disse o presidente.
Após a derrota devastadora de 3 a 0 no sábado para o Houston Dynamo, jogo que teve o brasileiro Douglas Costa como expulso em jogada bisonha, a atenção de Vanney e de todos no Galaxy agora se concentram no jogo contra o LAFC.
O rival chega ao confronto com suas próprias distrações, com sua campanha na Concachampions em primeiro plano e a revanche marcada contra o Union na semifinal da competição, gerando uma oportunidade de ouro para o Galaxy reverter a situação comprometedora que ronda a equipe nestas últimas semanas.
A outra boa notícia para Vanney é que o ex-atacante do Manchester United, Javier Chicharito Hernandez, deve voltar ao time titular no derby, conhecido como ‘El Trafico’, uma referência às rodovias e estradas notoriamente engarrafadas da metrópole da Califórnia.
Matchday 8?
Matchday 8. 😏 pic.twitter.com/c4Zyx5JN0F
— Major League Soccer (@MLS) April 13, 2023
Último Confronto
O último capítulo de domingo na rivalidade do El Trafico marca o 18º jogo de todos os tempos nesta série e a primeira disputa entre as duas equipes desde outubro passado na semifinal da Conferência oeste dos playoffs da MLS Cup, em jogo vencido pelo LAFC por 3 a 2, gol da vitória marcado por Chicho Arango, atual jogador do Toluca no México.
Na série, pequena vantagem para o Galaxy no número total de vitórias, apesar de duas derrotas nos playoffs. O Galaxy também entra em campo neste domingo defendendo uma invencibilidade de 9 jogos contra o LAFC em sua casa, o Dignity Heath Sports Park: foram nove confrontos, 6 vitorias e três empates dos Galáticos.
Capa: Celso Oliveira / Território MLS