O Território MLS segue com as prévias do campeonato mexicano que se inicia nesta sexta-feira (8), desta vez sobre as equipes que não são exatamente favoritas ao título porém podem brigar: Chivas Guadalajara, Monterrey, Cruz Azul, América e Pumas.
Club Deportivo Guadalajara
Posição no Guard1anes 2020 – 7° Lugar
Contratações: Josecarlos Van Rankin (Santos Laguna/MEX), Alejandro Mayorga (Pumas/MEX), Carlos Cisneros (Toluca/MEX), César Huerta (Mazatlán/MEX)
Saídas: Alexis Peña, Dieter Villalpando e Eduardo López (sem clube), José Juan Vásquez (Toluca/MEX)
Depois de alguns torneios amargurando as posições mais baixas da tabela de classificação e inclusive correndo risco de rebaixamento, quando este ainda existia, as Chivas voltaram a sonhar alto na temporada 20/21 ao voltarem a se qualificar para a Liguilla, depois de 5 torneios sem chegar a fase final.
O Rebanho Sagrado manteve a base da equipe semifinalista do torneio passado e ainda somou o lateral-esquerdo Mayorga e o atacante Huerta, que voltam de empréstimos bem-sucedidos a Pumas/MEX e Mazatlán/MEX respectivamente.
Sob comando de Vucetich, um dos técnicos mais vencedores do México com cinco títulos de primeira divisão, e vários destaques na equipe como Uriel Antuna, Cristian Calderón, Alexis Vega, José Juan Macías e Fernando Beltrán, Las Chivas tem tudo para se reestabalecer como um gigante do futebol mexicano.
CLUB DE FÚTBOL MONTERREY
Posição no Guard1anes 2020 – 5° Lugar
Contratações: Adrián Mora (Toluca/MEX)
Saídas: Shayr Mohamed (sem clube), Juan Portales (Alebrijes de Oaxaca/MEX)
O Monterrey sempre gera muitas expectativas por ser uma das equipes com maior orçamento da Liga MX e dessa vez não será diferente, já que o clube conta com um plantel muito poderoso e que pode render mais se compararmos ao último torneio.
Os Rayados apostam num nome de luxo para o comando: Javier Aguirre, o técnico mexicano não treinava um clube de seu país desde 2001, tendo feito boa parte da sua carreira em clubes espanhóis, tendo um último trabalho bom em que quase salvou o Leganés/ESP do rebaixamento, e em seleções nacionais como Japão e Egito.
Estamos falando de um time quase igual àquele que disputou o último torneio, além do regresso do jovem zagueiro Adrián Mora, porém um elenco cheio de estrelas como o Monterrey não necessita de muitas aquisições, cabe a “Vasco” Aguirre tirar o melhor desta equipe.
CLUB DEPORTIVO CRUZ AZUL
Posição no Guard1anes 2020 – 4° Lugar
Contratações: –
Saídas: Daniel López (Necaxa/MEX)
Crise, essa é a palavra que define o Cruz Azul neste momento, inclusive já sendo assunto de matérias anteriores aqui no Território MLS.
O elenco do Cruz Azul é muito qualificado, um dos mais caros do México, porém terá de enfrentar muitos fatores externos como a crise financeira que impediu contratações e pode ter outras consequências durante o torneio, além da pressão após a eliminação acachapante no último torneio, somado a necessidade de voltar a ganhar um campeonato mexicano e findar a seca que já dura desde 1997.
La Máquina trouxe um técnico modesto, Juan Reynoso, que certamente quer se provar na carreira e conta com o fato de ter sido ídolo do clube, tendo feito parte do elenco campeão em 1997. São muitas incógnitas mas não podemos desconsiderar a força de um atual semifinalista e possuidor de tantos destaques, entre eles, o atacante uruguaio Jonathan Rodríguez.
CLUB DE FÚTBOL AMÉRICA
Posição no Guard1anes 2020 – 3° Lugar
Contratações: Bryan Colula e Mauro Lainez (Tijuana/MEX), Alan Medina (Toluca/MEX), Pedro Aquino (León/MEX)
Saídas: Paul Aguilar (sem clube), Luis Reyes (Atlas/MEX), Santiago Cáseres (Villareal/ESP), Rubén González (León/MEX)
O maior campeão do futebol mexicano, com 13 títulos, chega com muita expectativa após anunciar o técnico Santiago Solari, ex-Real Madrid/ESP.
As Águilas possuem um elenco qualificado mas que sofreu muito com lesões durante o torneio passado, além de uma eliminação dura para o maior rival, Chivas Guadalajara, ainda nas quartas-de-final.
O América realizou a aquisição de Pedro Aquino, volante peruano campeão mexicano com o León/MEX, e conta com o talento de Fede Viñas, Sebastián Córdova, Richard Sánchez além do famoso meia mexicano ex-Barcelona/ESP, Giovani Dos Santos, que ainda está devendo um melhor desempenho.
PUMAS UNAM
Posição no Guard1anes 2020 – 2° Lugar
Contratações: –
Saídas: Brian Figueroa (sem clube), Alejandro Mayorga (Chivas Guadalajara/MEX), Andrés Iniestra (Juárez/MEX), Carlos González (Tigres/MEX)
O Pumas superou todas as expectativas ao alcançar o 2º lugar na fase de classificação e posteriormente o vice-campeonato, perdendo a final para o León/MEX, porém o cenário para o torneio que se inicia não é tão alentador.
A equipe universitária já não tinha profundidade de elenco e ainda perdeu jogadores interessantes como Carlos González e Andrés Iniestra, além de ser um clube que não chama atenção por uma robusta condição financeira e portanto não realizou contratações.
As esperanças dos Auriazules estão em suas divisões de base que sempre rendem gratas revelações, no técnico Andrés Lillini que foi efetivado durante o torneio passado pela sua grande campanha e no atacante Juan Dinenno, centroavante argentino de excelente desempenho pelo clube.
Capa: Reprodução/ Twitter Oficial do Monterrey