Foram necessárias nove vitórias em casa, 14 no total, cinco empates e apenas quatro derrotas, desempenho que não deixa dúvidas em relação à qualidade do Philadelphia Union que, neste domingo (8), conquistou o primeiro Supporter’s Shield de sua história, depois de vencer o New England Revolution por 2 a 0, gols do brasileiro Sérgio Santos e Cory Burke. Com o triunfo, o Union chegou aos 47 pontos na liderança da classificação da Conferência Leste, três pontos de vantagem para o Toronto FC, derrotado pelo New York Red Bulls, por 2 a 1.
Agora, nos playoffs, o Philadelphia Union aguarda pelo pior cabeça de chave classificado dentro do “Wild Card”. Já o New England Revolution volta à campo na sexta-feira (20), no confronto diante do Montreal Impact, no Gillette Stadium.
O jogo
O confronto decisivo começou com a pressão inicial do New England Revolution na busca pelo primeiro gol e, aos 2′, Tajon Buchanan desperdiçou boa chance ao bater fraco da entrada da área. Aos 6′, o Philadelphia Union levou perigo ao gol adversário após cobrança de escanteio de Jamiro Monteiro, mas Kacper Przybylko foi travado na hora de finalizar. Tomando as rédeas da partida, aos 13′, mais uma boa oportunidade do time da casa. O volante Jose Martinez, livre de marcação, demorou a efetuar disparo para o gol, permitindo a chegada da zaga adversária. Dois minutos depois, aos 15′, o veterano Alejandro Bedoya desperdiçou boa chegada ao mandar para fora, já na entrada da área do Revolution.
Bastante confortável no duelo, o Philadelphia Union criou muito na primeira etapa e foi perdendo gols em sequência. Aos 21′, cruzamento da direita de Bedoya, mas Przybylko, sozinho, tocou fraco para fora. Onze minutos depois, drible sensacional de Sérgio Santos, quase na linha de fundo, mas a zaga da equipe visitante cortou o chute de Jamiro Monteiro. O Supporter’s Shield ficou mais próximo do Philadelphia Union, aos 42′, após o brasileiro Sergio Santos aproveitar a sobra na pequena área e só ter o trabalho de empurrar a bola para o gol vazio do New England Revolution.
Já nos acréscimos da primeira etapa, quase o segundo gol do Union na partida. Contra-ataque perigosíssimo do time mandante, com Jamiro Monteiro driblando seu marcador, no meio de campo e acionando Przybylko avançar na direita e cruzar para Brenden Aaronson, livre de marcação, bater para fora.
Conquista merecida
O segundo tempo começou com o New England Revolution quase igualando o marcador, aos 48′, depois da cabeçada do centroavante Adam Buksa sair para a linha de fundo.
Aos 53′, o goleiro Matt Turner praticou milagre ao salvar cabeçada à queima roupa do zagueiro Jacob Glesnes. Substituto de Sergio Santos na partida, Cory Burke teve a chance de fazer o segundo gol, mas Turner não teve problemas para encaixar a cabeçada do atacante.
Depois de marterlar, o Philadelphia Union chegou ao segundo gol e se aproximando ainda mais do Supporter’s Shield, justamente com Cory Burke, aos 67′. Sempre explorando o lado direito de seu ataque, Martinez avançou e cruzou rasteiro para Burke ampliar o marcador.
Com a vantagem no placar, o Philadelphia Union apenas deixou o tempo passar para sacramenta a conquista do Supporter’s Shield. Depois do apito final do juiz, explosão de alegria nas arquibancadas do Subaru Park e invasão de gramado dos jogadores e comissão técnica liderada por Jim Curtin.
MELHORES MOMENTOS
FICHA TÉCNICA
Philadelphia Union – 2
Freese, Gaddis, Glesnes, McKenzie e Wagner; Bedoya (Fontana), Martinez, Monteiro (Elliott), Aaronson, Sergio Santos (Burke) e Przybylko (Ilsinho).
Téc: Jim Curtin
New England Revolution – 0
Turner, Buttner (Nguyen), Kessler, Farrell e Bye (Sinovic), Caldwell, Bunbury (Rowe), Buchanan (Polster), Carles Gil, Gustavo Bou (Manneh) e Buksa
Téc: Bruce Arena
Gols: Sérgio Santos, Burke (PHI)
Cartões amarelos: Farrell, Bunbury e Caldwell (NEW)
Cartões vermelhos: