United Soccer League se reestrutura com três ligas mas sem rebaixamento, por enquanto

Na tarde desta terça-feira (Brasil), a United Soccer League anunciou uma grande mudança em sua estrutura organizacional, algo que impactará diretamente na estrutura profissional do futebol nos Estados Unidos abaixo da MLS. A partir da próxima temporada, USL passará a ser apenas o nome geral da empresa que gere liga, que dessa forma, ganhará três divisões: Championship, League One e League Two. O modelo utilizado é o mesmo do futebol inglês, onde Championship, League One e League Two correspondem a segunda, terceira e quarta divisões do país, sendo geridas pela Football League, a “USL de lá”.

A MLS continuará como a maior liga do país e, o objetivo da USL não é, nem de longe, competir com ela. Na realidade, a jovem USL, fundada em 2010, sempre teve a intenção de se estabelecer nos níveis inferiores para dar oportunidade e ajudar no crescimento do esporte americano. Tanto que, no início, a liga se encaixou abaixo da extinta NASL, e permaneceu por algum tempo como terceira divisão. Com o enfraquecimento da então segunda divisão e vendo seu próprio crescimento, a USL assumiu o posto de segundona e “ajudou” a enterrar de vez a NASL, tornando-se a segunda liga mais importante da América do Norte.

E o rebaixamento? 

O clamor popular por rebaixamento nos Estados Unidos tem ganhado cada vez mais adeptos e, quando a USL anunciou suas novas divisões, todos já davam como certo de que haveria promoção e rebaixamento, pelo menos entre as ligas da USL, excluindo a MLS. Porém, pelo menos por enquanto, o rebaixamento não acontecerá. Segundo a liga, a estrutura montada favorece sim para que, no futuro, haja um interação entre as divisões com promoção e rebaixamento, o que deixa em aberto uma possibilidade, mas por hora, isso não acontecerá.

Então para que outras divisões?

A reestruturação da USL se via mais do que necessária. A liga, em meio a seu crescimento inesperado e desenfreado, abraçou muitos times, muitas causas, e ficou “bagunçada”, grande demais. Para se ter uma idéia, na atual temporada, 33 equipes disputam a USL e nos próximos anos mais 9 estão previstas para entrar. Impossível fazer um campeonato decente com 42 times. Por isso, a D3 (agora League One) foi criada há poucos meses. Além de novas franquias, ela também já começou a receber os times “B” da MLS, o que deverá desinchar a divisão principal. Toronto FC II e Orlando City B já estão confirmados na League One e outras equipes secundárias da MLS podem em breve seguir o mesmo caminho.

PDL agora é League Two

A PDL (Premier Development League) agora passa a, oficialmente, fazer parte da estrutura da USL. A liga, no entanto, segue seu objetivo: revelar atletas e prepará-los para o futebol profissional. Por isso, é formada apenas por jogadores sub-23, que fazem parte das categorias de base dos clubes da MLS e da própria USL (Timbers, Seattle, Galaxy, Orange County, Fresno) e jogadores em idade universitária. Assim, o calendário da liga costuma ser contrário ao das faculdades, para que os jovens jogadores possam atuar nas duas competições.

usl geral
Nova logo da USL
Championship
USL Championship corresponderá ao que hoje é a United Soccer League
L1
USL League One será a divisão secundária da organização, com novas franquias e times B
L2
USL League Two corresponderá ao que hoje é a PDL
Anúncios

Um comentário em “United Soccer League se reestrutura com três ligas mas sem rebaixamento, por enquanto

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: