Ir para conteúdo

Conheça Welton Melo, o primeiro brasileiro a jogar na MLS

Ele foi pioneiro e abriu portas para os brasileiros na Major League Soccer. Nascido no Rio de Janeiro, Welton Araújo Melo, duas vezes escolhido para o All-Star Game, marcou época na MLS.

Welton começou sua carreira profissional aos 19 anos no Fluminense, em 1994. Em 1995, o atacante jogou pelo Flamengo e pelo América (RJ).

Em 1996, a MLS o convidou para um teste e lhe ofereceu um contrato no New England Revolution. Welton terminou a sua temporada de estréia com três gols e seis assistências e foi, na época, o atleta mais jovem votado para o All-Star Game da liga.

Welton_Melo
Foto: Reprodução Instagram/Welton Melo

O brasileiro foi negociado pelo New England para o Los Angeles Galaxy em 1997 por uma escolha do MLS Draft de 1998. Suas duas temporadas com o Galaxy foram as melhores de sua carreira.

Na temporada de 1997, Welton liderou a equipe com 11 gols e quatro assistências, mas o ano de 1998 foi o melhor da sua carreira: o atacante terminou a temporada entre os dez melhores da liga em gols e assistências. Ele foi o quinto maior artilheiro do ano com 17 em gols e o sétimo em assistências com 11. Sua performance ao longo da temporada lhe renderam sua segunda seleção All-Star da MLS.

Welton_Melo_All_Star
Foto: Reprodução Instagram/Welton Melo

Em 1999, Welton foi jogar pelo Miami Fusion em uma troca envolvendo o Galaxy e o New York MetroStars. Naquela temporada, ele jogou 29 partidas e fez oito gols e computou sete assistências. Depois de apenas 20 partidas com o Miami, ele se tornou o terceiro maior artilheiro da história do Fusion. A temporada de 2000 com o Miami foi a última Welton na MLS.

No total, Welton marcou 43 gols e teve 34 assistências em apenas cinco temporadas e, na época, esteve entre os maiores artilheiros da MLS.

Em abril de 2001, Welton se mudou para os Pittsburgh Riverhounds da USL A-League, ajudando-os a chegar às quartas de final da U.S. Open Cup, marcando dois gols em cinco jogos. Em 2002, ele jogou pelo Paraná e, em 2003, se aventurou na Europa pela primeira vez no Fredrikstad FK, da Noruega. Essa temporada foi curta, devido a lesões. Entretanto, conseguiu marcar oito gols e quatro assistências.

Em 4 de abril de 2004, Welton se mudou para os Seattle Sounders, da USL First Division, onde encerrou a carreira, deixando o legado de ser o primeiro “brazuca” a jogar na principal liga do soccer ianque.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: