A semana 12 da National Women’s Soccer League (NWSL) foi de muita importância com os acordos de patrocínio e transmissão fechados, título dos EUA na Copa do Mundo e também de muitos gols dentro de campo, foram 18 gols na rodada. Teve goleada do North Carolina Courage, dérbi da Cascádia valendo liderança, a primeira vitória do Sky Blue FC em 2019 (e jogando como visitante), Marta marcando dois gols e decidindo para o Orlando Pride chegar a sua segunda vitória na temporada.
A rodada começou na última sexta (5) com dois jogos, North Carolina Courage x Houston Dash e Portland Thorns x Reign FC, e fechou no sábado com mais dois jogos, Chicago Red Stars x Sky Blue FC e Orlando Pride x Washington Spirit.
Os jogos:
North Carolina Courage 5×2 Houston Dash
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=lUJBCpzTwNw&w=560&h=315]
A rodada começou com goleada das atuais campeãs, Kristen Hamilton foi o nome do jogo com QUATRO gols. O primeiro tempo foi bem movimentado e fechou em 3 a 2 para as donas da casa. NC Courage abriu 2 a 0 em 18 minutos, com dois da Hamilton (5′ e 18′), mas viu a equipe do Houston Dash diminuir em duas oportunidades na primeira etapa, aos 24′ e 43′ com Kristie Mewis e Kyah Simon. Lynn Williams fez o terceiro das mandantes. No segundo tempo, Kristen Hamilton resolveu para a equipe da Carolina do Norte. A brasileira Debinha deu a assistência para o quinto gol.
O North Carolina Courage é o segundo lugar da NWSL com 19 pontos em 11 jogos. O Houston Dash é o sétimo colocado com 13 pontos em 11 partidas.
Portland Thorns 0x1 Reign FC
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=NtSx8lWP3kU&w=560&h=315]
Valendo a liderança, o dérbi da Cascádia foi vencido pelo Reign FC. Portland Thorns mesmo jogando em casa, no Providence Park e com ótimo público, teve muitas dificuldades na pontaria e não superou as rivais visitantes. A espanhola Celia Jiménez, voltando da Copa do Mundo, resolveu a partida no início do segundo tempo com belíssimo gol de fora da área.
O Portland Thorns é o terceiro colocado com 19 pontos em em 11 jogos. O Reign FC é o líder com 20 pontos em 11 partidas disputadas.
Chicago Red Stars 1×2 Sky Blue FC
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=bhVSBlLtL7Y&w=560&h=315]
No seu décimo jogo na temporada, Sky Blue finalmente venceu pela primeira vez na NWSL 2019. Resultado que não foi suficiente para tirar o time da lanterna do campeonato. Aos 22′, as visitantes abriram o placar com a costarriquenha Raquel Rodríguez.
Chicago Red Stars tentava buscar o resultado, porém não tinha efetividade, inclusive teve um gol anulado de Sam Kerr. Até que aos 81′, Jennifer Hoy aumentou o placar para a equipe de New Jersey. Mas as mandantes diminuíram logo em seguida, aos 83′, com Danielle Colaprico em belo chute. E quase conseguiu o empate um pouco depois, mas ficou nisso.
O Chicago Red Stars é o sexto colocado com 14 pontos em 11 jogos disputados. O Sky Blue FC é o lanterna, nono lugar, com 5 pontos em 10 partidas.
Orlando Pride 4×3 Washington Spirit
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=njQrsRo6Yc4&w=560&h=315]
Um jogo maluco de sete gols para garantir a segunda vitória do Pride na NWSL 2019. O Washington Spirit saiu na frente aos 7′ com Bayley Feist (marcando DE LETRA). Não demorou muito e as mandantes viraram a partida, ainda no primeiro tempo, com Chioma Ubogagu e Rachel Hill (em um golaço), aos 21′ e 26′. Mas não durou muito a felicidade, a jamaicana Cheyna Matthews empatou aos 30′ para o Spirit.
Logo no início do segundo tempo, Marta apareceu para definir o jogo. Aos 48′, a brasileira recolocou a equipe de Orlando na frente. Aos 78′, Marta definiu o jogo com um golaço de cobertura ao sair cara-a-cara com a goleira Aubrey Bledsoe. Ainda deu tempo para Jordan Di Biasi diminuir para o Washington Spirit no último lance, após enfileirar a zaga adversária. 4×3.
O Orlando Pride é o oitavo colocado com 8 pontos em 12 jogos O Washington Spirit é o quarto lugar com 18 pontos em 11 partidas disputadas.