A história do Golden Boot e os favoritos de 2020

A Major League Soccer está a uma semana de começar a sua vigésima quinta temporada de sua história. Antes da temporada regular, o Territorio MLS decidiu contar a história do Golden Boot e os três favoritos ao prêmio desde ano.

No início da liga, o vencedor do “Golden Boot” não era exatamente o artilheiro da temporada. A liga pontuava os jogadores com o seguinte critério: 2 pontos por gol e 1 ponto por assistência. O primeiro vencedor foi o americano Roy Lassiter que marcou 27 gols nas temporada de estreia quando jogava pelo Tampa Bay Mutiny. Este modelo foi utilizado pela última vez na temporada de 2004.

Roy Lassiter comemorando um gol pelo Tampa Bay Mutiny.

Dois brasileiros ja ganharam o prêmio, sendo ambos no atual formato: Luciano Emilio pelo D.C United, em 2007, com 20 gols e Camilo Sanvezzo atuando pelo Vancouver WhiteCaps, em 2013, marcando 22 gols na temporada regular.

Luciano Emílio, o MLS Golden Boot de 2007.

Agora vamos apresentar os fortes candidatos para conquistar o prêmio em 2020:

Carlos Vela

Com 34 gols em 31 jogos na temporada de 2019 e um incrível rating de 1.09 (o maior na história da liga), Vela é o principal candidato a vencer o prêmio e se tornar o primeiro estrangeiro a ganhar o prêmio duas vezes e tambem ser o primeiro a ganhar duas vezes consecutivas. A diferença pros demais concorrentes é que ele não atua como um “camisa 9”. Ele ostenta de uma habilidade sensacional para dribles, construção e lances de bola parada. O único ponto fraco do mexicano é a bola aérea, Vela não costuma fazer muitos gols de cabeça.

Josef Martínez

O Golden Boot de 2018 com 31 gols em 34 jogos, detentor do segundo maior rating da liga (0.91) e o terceiro sul-americano a ganhar o prêmio. Josef Martínez promete fazer pegar fogo nesta temporada. O goleador venezuelano do Atlanta United tem um faro de gol fora do comum e também é um exímio cobrador de pênaltis. Josef não encabeça a nossa lista por causa de um motivo: o time.
O Atlanta United, desde 2019, vem criando uma certa dependência em cima de Josef e em 2020, o time do Atlanta perdeu vários jogadores importantes, principalmente no setor defensivo. O time com certeza sofrerá muitos gols e a dependência em Josef tenderá aumentar. O time não deverá brigar por títulos, mas com certeza veremos Josef dando o sangue pra tentar levar o time para os playoffs.

Chicharito Hernández

O recém-chegado atacante da liga, Chicharito vem de uma temporada muito abaixo do habitual atuando pelo Sevilla da Espanha, 3 gols em 15 jogos. Substituindo nada mais nada menos que Zlatan Ibrahimovic, Chicharito tem um caminho aberto para fazer o LA Galaxy voltar as suas glorias. Assim como seu conterrâneo Vela, Chicharito esbarra na questao de gols nas bolas áreas, mas sua velocidade e experiência em grandes clubes europeus pode ser o grande diferencial para o jogador.

A temporada regular começa semana que vem, no próximo dia 29 de fevereiro e você pode acompanhar tudo nas nossas redes sociais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s