InícioMéxicoLiga MXCruz Azul desfiliado no México? Entenda

Cruz Azul desfiliado no México? Entenda

Desde o mês de maio, o Cruz Azul, tradicional equipe do futebol mexicano, tem vivido dias turbulentos. Isso porque o atual presidente do clube, Guillermo Álvarez, foi denunciado pelo Ministério da Fazenda do México por corrupção e lavagem de dinheiro. Álvarez teria usado o Cruz Azul para fazer negociações de atletas documentadas com valores acima dos realmente pagos, o que foi considerado pelas autoridades mexicanas como tentativa de lavagem de dinheiro. Tão logo o caso veio a tona, o conturbado futebol mexicano entrou em parafuso. Será que um clube seis vezes campeão continental e oito vezes campeão nacional seria expulso da Liga MX?

Esse rumor apareceu depois de jornalistas mexicanos revisarem o regulamento da liga. De acordo com o próprio regulamento, se um dirigente ou presidente de clube se envolver em qualquer tipo de crime ou prática condenável, este seria expulso da Liga MX juntamente com sua equipe. A matéria em questão foi produzida pela ESPN. O Cruz Azul, vice-campeão do Clausura 2018, corria riscos de ser expulso da liga, de acordo com o próprio regulamente assinado por seus dirigentes.

Cruz Azul foi o primeiro campeão da League Cup, em 2019. (Divulgação/Leagues Cup)

Mas se você acompanha um pouco o futebol mexicano, já deve saber que a Liga MX faz de tudo para proteger suas grandes marcas. Desde que regulamentos bizarros, passando por restrições para que equipes da segunda divisão garantam o acesso até a compra de vagas na elite. Um clube como o Cruz Azul só desaparece do mapa se realmente não quiser mais jogar. Como este não é o caso, o presidente da Liga MX, Enrique Bonilla, veio a publico nesta quarta-feira (10) afirmando que o Cruz Azul não corre risco. De acordo com Bonilla, as investigações são em uma das empresas de Guillermo Alvarez e que não envolvem o clube.

A Liga MX planeja retornar com o torneio apertura no dia 24 de julho. Já foi confirmado também que não haverá rebaixamento nas próxima cinco temporadas como medida para tentar salvar os clubes pós COVID-19. A segunda divisão, hoje Ascenso MX, passará a ser uma liga de desenvolvimento.

Galerias

RBNY vs Chicago Fire by John Perdicaro

23 photos
10 views

LAFC vs Nashville SC by Celso Oliveira

10 photos
0 views

NYCFC vs. Toronto FC by Matias Cerisola

6 photos
1 views

1 COMENTÁRIO

Comentários estão fechados.

- Advertisment -
Territorio F1