sexta-feira, março 29, 2024
InícioMajor League SoccerColumbus CrewLamar Hunt: Quem foi o homem que dá nome à copa dos...

Lamar Hunt: Quem foi o homem que dá nome à copa dos Estados Unidos?

Nascido em 1932, Lamar era o décimo filho de H.L. Hunt, um magnata do petróleo que, diz-se, criticava os pais por tê-lo educado em casa, dificultando, desse modo, sua possibilidade de ser financeiramente bem sucedido. Apesar disso, ficou conhecido por sua habilidade matemática e, após falir quando sua plantação de algodão foi inundada, conseguiu dinheiro através de jogos e apostas e começou seu caminho para a riqueza, adquirindo propriedades petrolíferas.

Lamar foi jogador de futebol americano no colégio, onde passou a maior parte do tempo no banco de reservas. Apesar disso, era um entusiasta de esportes e, em 1959, (então com 26 anos de idade, três anos após se formar na faculdade) tentou comprar uma franquia de expansão na National Football League (NFL). Com a liga rejeitando seu pedido por medo de expandir rápido demais, Hunt tentou comprar o Chicago Cardinals (e mudá-lo para Dallas), também sem sucesso.

Com a NFL impedindo sua entrada na liga, Lamar decidiu se reunir com outros empresários interessados em franquias da NFL e fundou a AFL (American Football League) ainda em 1959, conseguindo levar o futebol americano para o Texas, com o Dallas Texans.

Investidores iniciais da AFL. (Foto: Reprodução Site/Kansas City Chiefs)

Como resposta, a NFL colocou, então, um time na cidade, o Dallas Cowboys. Em 1962, Hunt decide mudar o Texans de cidade, pois entende que Dallas não comportava duas franquias de futebol americano. Em gesto de apoio, o prefeito de Kansas City prometeu 25.000 pessoas por jogo, caso o time se mudasse para lá e, assim, em 1963, o Dallas Texans se mudou e tornou-se o atual Kansas City Chiefs.

Em 1966, a NFL e a AFL concordaram com uma fusão, promovendo um jogo entre os campeões das ligas, a ser jogado depois da temporada. Hunt escreveu uma carta para o comissionário da NFL com o nome Superbowl e, apesar das ligas oficializarem o nome “AFL-NFL Championship Game”, a imprensa passou a adotar o nome dado por Hunt, que passou a ser oficial já no terceiro jogo. Em 1970, o Kansas City Chiefs venceu o Superbowl IV, o último antes da AFL deixar de existir e passar a ser a AFC (American Football Conference), uma das conferências da NFL.

Enquanto todo o trabalho com o futebol americano acontecia, Lamar Hunt conheceu o “soccer” em uma viagem com a esposa em Dublin, Irlanda, em 1962. Lá, começou um interesse que mudou também o futebol nos Estados Unidos. Em 1966, ele esteve na Inglaterra para acompanhar a Copa do Mundo da FIFA e esteve em nove dos dez torneios depois desse.

Em 1967, fundou o Dallas Tornado, que participou desde o começo da NASL, sendo campeão em 1971 e vice-campeão em 1973. Após 15 anos e prejuízo de milhões, em 1981, Hunt e seu sócio decidiram fundir o Dallas com o Tampa Bay Rowdies, ficando com uma ação minoritária da franquia, a qual foi vendida dois anos depois.

Apesar dos prejuízos na NASL, Hunt foi um dos investidores iniciais da Major League Soccer, sendo donos de dois times: Columbus Crew e Kansas City Wizards (atual Sporting Kansas City). Em 2003, ele comprou mais um time, o Dallas Burn (atualmente FC Dallas) e, em 2006, ano de sua morte, vendeu o Kansas.

Hunt também foi responsável pelo financiamento de dois dos três primeiros estádios dedicados exclusivamente para futebol nos Estados Unidos. O primeiro estádio específico para Soccer no país foi o Mapfre Stadium, casa do Columbus Crew.

No basquete, Lamar Hunt foi um dos investidores iniciais do Chicago Bulls (NBA) e manteve sua participação minoritária até seu falecimento.

No Hockey, chegou a formar uma empresa para aquisição de uma franquia, porém entrou em desacordo com o então sócio e acabou ficando de fora do Columbus Blue Jackets.

No tênis, foi co-fundador da World Championship Tennis circuit, que é considerado o início da era dos torneios abertos de tênis.

Em resumo, Lamar Hunt, que foi chamado na infância de “games” (jogos ou esportes), tinha no esporte seu verdadeiro amor, que fez com que ele se envolvesse com seis diferentes ligas esportivas profissionais e sete franquias, sendo reconhecido na forma de hall da fama e tendo nome foi dado a competições e troféus. Os mais famosos são:

Trofeu Lamar Hunt: Dado anualmente ao campeão da AFC, conferência que surgiu quando a AFL foi absorvida pela NFL. A criação da AFL e sua participação na fusão das ligas é considerado por muitos o motivo do futebol americano ter passado o Baseball e tornado-se o esporte mais popular nos Estados Unidos.

Lamar Hunt U.S. Open Cup: Mais antiga competição de futebol dos Estados Unidos, que reúne cerca de 100 equipes de quatro ligas de futebol – MLS, USL, League One e NISA.

Lamar Hunt nasceu em 2 de agosto de 1932 em El Dorado, Arkansas, e se formou em Geologia pela SMU. Ele e sua esposa, Norma, participaram de diversas atividades filantrópicas e cívicas. Faleceu em 13 de dezembro de 2006, aos 74 anos, por complicações decorrentes de um câncer de próstata. Teve quatro filhos e 14 netos.

(Foto: Reprodução Site/Kansas City Chiefs)

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Territorio F1

Populares

Concacaf