InícioCanadáConheça a MLS NEXT, a nova plataforma de desenvolvimento juvenil de elite...

Conheça a MLS NEXT, a nova plataforma de desenvolvimento juvenil de elite do soccer

Na última segunda-feira (07), foi lançada oficialmente a nova plataforma de desenvolvimento juvenil de elite, a MLS NEXT, que promete criar e estabelecer novos padrões para o desenvolvimento de jogadores de elite (classe mundial) na América do Norte. O anúncio foi revelado antes do início de sua temporada inaugural.

A MLS NEXT foi criada pela Major League Soccer em colaboração com as melhores academias juvenis de elite dos Estados Unidos e, em menor escala, do Canadá. Ela irá abranger 489 times em 113 clubes, os quais estarão divididos em seis grupos de idade, buscando traçar novos caminhos para o futuro do soccer em terras norte-americanas.

Empolgado, o diretor técnico da MLS Player Development, Fred Lipka, disse em comunicado: “A MLS NEXT avança no desenvolvimento de jogadores na América do Norte, promovendo o compromisso da Major League Soccer em desenvolver jogadores de classe mundial por meio de um caminho competitivo de elite. A Major League Soccer está animada para começar a competição MLS NEXT, que colocará o desenvolvimento do jogador na vanguarda, enquanto oferece aos jogadores um ambiente seguro e saudável para avançar das academias para os primeiros times da MLS”, concluiu o diretor, ao ressaltar a importância da nova plataforma para o desenvolvimento das categorias de base rumo a um futuro ainda mais promissor para o soccer.

A temporada

Os clubes participantes da MLS NEXT iniciarão a temporada inaugural na próxima sexta-feira (11), aderindo, assim como a MLS, aos protocolos sanitários de saúde e segurança desenvolvidos sob a orientação de funcionários do governo federal e de estruturas governamentais estaduais e locais. Como forma de combater possíveis surtos do novo coronavírus, a plataforma priorizou jogos regionais, diminuindo a quantidade de viagens que seriam realizadas em uma temporada “normal”.

A MLS NEXT está estruturada em seis faixas etárias (Sub-13, Sub-14, Sub-15, Sub-16, Sub-17 e Sub-19), destacando, sempre, rivalidades locais e buscando eliminar viagens aéreas e viagens noturnas, com partidas disputadas em locais neutros e geograficamente “centrais”. Vale destacar, também, que os clubes situados em áreas com acesso limitado às partidas, devido à redução de viagens resultante da pandemia de COVID-19, jogarão partidas locais adicionais.

O cronograma geral da competição será divulgado aos poucos, em blocos de quatro semanas, para permitir possíveis ajustes nas recomendações de saúde e nos protocolos sanitários inicialmente estabelecidos. Assim, a primeira semana de jogos foi lançada e o calendário de jogos futuros será publicado no decorrer da competição.

As expectativas

Para além de 2020, a MLS NEXT promoverá a competição ao longo de todo o ano, oportunizando a identificação de novos jogadores e treinadores por meio de um robusto programa de desenvolvimento pessoal. Ademais, as competições seguirão em formatos regionalizados, procurando o envolvimento massivo das comunidades locais, não “esquecendo”, porém, da comunidade nacional/global do soccer.

Por fim, a Adidas será a fornecedora da bola oficial de todas as partidas da MLS NEXT e fará parceria com a MLS para criar uma atmosfera que apoie esses jovens jogadores de elite no caminho profissional, em busca de tornar os EUA uma potência mundial também no futebol da bola redonda.

Analistas da imprensa americana acreditam que esta iniciativa, de fato, coloca o soccer no centro de um grande projeto de desenvolvimento profissional. Para eles, financiar e ajustar erros neste projeto trarão, inevitavelmente, bons frutos para o soccer em terras ianques.

Para maiores informações, acesse o site oficial da MLS NEXT, clicando aqui.

(Foto: Reprodução Twitter/Don Garber)

Sandro Silva
Brasileiro de nascimento e americano de coração! Louco pelos EUA e, mais especificamente, por esportes americanos desde a adolescência. Acompanhante assíduo das principais ligas da Terra do Tio Sam e torcedor de New England Patriots (NFL), New York Yankees (MLB), Minnesota Timberwolves (NBA), New York Islanders (NHL) e New England Revolution (MLS).

Galerias

RBNY vs Chicago Fire by John Perdicaro

23 photos
10 views

LAFC vs Nashville SC by Celso Oliveira

10 photos
0 views

NYCFC vs. Toronto FC by Matias Cerisola

6 photos
1 views
- Advertisment -