Os objetivos de Lutz Pfannenstiel, diretor esportivo do St. Louis City SC

0
23
Lutz Pfannenstiel - St Louis City SC
Foto: Reprodução Twitter Lutz Pfannenstiel

O ex-goleiro alemão Lutz Pfannenstiel tem a missão de criar um time e estar pronto e com uma mentalidade de jogo definida para a temporada inaugural do St. Louis City SC em 2023.

Como jogador, o alemão jogou em todas as seis confederações da FIFA (o único até hoje) entre 1991 e 2010. Logo depois, foi chefe de relações internacionais e scouting no Hoffenheim (2011 a 2018) e diretor esportivo no Fortuna Dusseldorf (2019 a 2020).

Agora com a oportunidade de criar um time do zero, Pfannenstiel diz que o foco está em criar uma boa academia e uma mentalidade de jogo única.

“Nós não vamos jogar 10 estilos diferentes porque temos 10 treinadores diferentes”, disse em entrevista para a St. Louis Magazine.

Lutz Pfannenstiel - St Louis City SC
Foto: Reprodução Twitter Lutz Pfannenstiel

Jovens talentos locais

Falando sobre as diferentes formas de observar os jovens, bem como os diferentes locais e oportunidades onde estes jovens praticam o futebol, o alemão disse que é necessário criar um sistema de filtragem totalmente novo, assim poderão ter acesso a todos.

“Nós iremos a locais onde, talvez, não existem muitas pessoas tentando encontrar jogadores. Nós somos um clube de pessoas. Nossas portas estão abertas para todas as comunidades, independente da origem”, disse.

Estilo de jogo

“Nós vamos jogar do mesmo jeito e com os mesmos valores, da base ao profissional”.

A princípio entusiasta do jogo de transição rápida, focado no ataque e na pressão alta, o diretor esportivo disse que a equipe terá um futebol moderno, que atraia a torcida. Portanto, não devemos esperar jogos no modelo inglês de passes longos ou do tiki-taka espanhol.

Para os curiosos, Lutz Pfannenstiel disse que “se você acompanhar como o Hoffenheim jogou nos últimos anos… é este tipo de estilo, que você vê claramente como o time quer jogar”.

Títulos

Falando sobre a identidade que quer criar para o clube, o ex-goleiro falou sobre títulos e deixou claro que apesar de ser uma ambição necessária, mas “mais importante é criar um clube de futebol especial, que todos sintam-se parte, que a cidade toda apoie”.

Disse ainda que o grande objetivo é ter jogadores da base no time que fará a estreia na MLS em 2023. Além disso, deu a entender que o trabalho na base será forte.

“E isso não é apenas criando bons jogadores… Nós queremos criar caráter. Nós definitivamente queremos treiná-los para tornar-se melhores atletas e jogadores, mas não são todos que serão profissionais. É nossa responsabilidade criar boas personalidades com os valores corretos para a vida”

(Capa: Reprodução Twitter Lutz Pfannenstiel)