Em partida válida pela rodada 21 da Major League Soccer, o New York City FC derrotou o Toronto FC por 1 a 0, nesta quarta-feira (28), em East Hartford. Com o resultado, a equipe nova iorquina, que entrou em campo já classificada para os playoffs, permanece na quinta colocação na Conferência Leste.
Na mesma conferência e após a segunda derrota seguida, o clube canadense estaciona na tabela com 41 pontos, três atrás do, agora líder isolado, Philadelphia Union.
O JOGO
Logo aos 50 segundos de jogo, os visitantes assustaram com um gol de Maxi Moralez, porém invalidado pelo VAR, devido ao impedimento de Mackay-Steven no início da jogada. O time canadense respondeu aos 8′ com um chute de fora da área defendido pelo goleiro Johnson.
A partir daí a equipe de New York dominou as ações, com o argentino Castellanos perdendo duas chances de abrir o placar, aos 24′ e aos 28′. Uma reação do Toronto só veio aos 45′ depois de bonito chute de DeLeon, que explodiu na trave do goleiro Johnson.
O primeiro tempo terminou com os visitantes tendo 64% de posse de bola e oito chutes a gol, seis de Castellanos.
ETAPA FINAL
Aos 50′ enfim saiu o merecido gol dos visitantes. Após boa troca de passes em equipe, Castellanos conseguiu abrir espaço na entrada da área, e com um chute forte obrigou o goleiro Westberg a espalmar pra frente nos pés do paraguaio Jesus Medina, que aproveitou o rebote e empurrou a bola para a rede – seu quarto gol na temporada.
Fonte – Twitter @NYCFC
O técnico Greg Vanney fez quatro alterações em sua equipe para tentar o empate, enquanto os visitantes trocavam passes e controlavam o jogo. A posse de bola continuava perto de 60% para os homens de azul da Big Apple. Aos 73′ Medina teve uma ótima chance de aumentar para os visitantes, mas bateu por cima do gol.
Aos 80′, Nicolas Acevedo entrou no lugar de Keaton Parks mostrando a mentalidade ofensiva do técnico norueguês Ronny Delia, do NYCFC, que buscava aumentar o placar. As alterações do Toronto não surtiram efeito e a equipe, apesar de ter tentado sete chutes a gol, não conseguiu acertar nenhum durante o jogo todo na meta defendida pelo goleiro Johnson.
Nos últimos minutos da partida, um lance curioso chamou a atenção. Um encontro pelo alto de Omar González, do Toronto, com o goleiro Johnson, causou um empurra-empurra na área. O juiz Saghafi chegou para apartar a confusão e trombou com Tinnerholm, que caiu no chão causando risadas de alguns em volta. Foi o mais perto que o Toronto chegou ao gol no segundo tempo.
As equipes voltam a campo no domingo (1). Os donos da casa que tentarão se reerguer após duas derrotas seguidas, recebem o Inter Miami às 20h30 em East Hartford, enquanto o New York City FC com duas vitórias seguidas recebe seu rival local New York Red Bulls, no Bronx às 20h, no clássico conhecido como “Hudson River Derby”.
MELHORES MOMENTOS
FICHA TÉCNICA
Toronto FC – 0
Westberg; Laryea, Gonzalez, Ciman e Gallacher; Fraser (Priso-Mbongue), Bradley, Pozuelo, DeLeon (Nelson) e Morrow (Shaffelburg); Mullins (Endoh).
Técnico: Greg Vanney
New York City FC – 1
Johnson; Tinnerholm, Chanot, Callens e Matarrita; Parks (Acevedo), Ring, Medinam Moralez e Mackay-Steven (Thórarinsson); Castellanos (Ibeagha).
Técnico: Ronny Delia
Gols: 50′ Medina (NYC)
Cartões Amarelos: 2′ Morrow (TOR), 45′ Callens (NYC), 74′ Castellanos (NYC) e 91′ Medina (NYC)
Cartões Vermelhos: Nenhum
(Capa: Reprodução/Twitter NYCFC)