Neste sábado (17), o Independent Supporters Counsill, grupo oficial de torcedores da Major League Soccer, anunciou que o Supporter’s Shield, troféu dado a melhor equipe da temporada regular da liga, não será entregue em 2020.
O prêmio foi criado justamente por torcedores dos clubes nos primeiros anos de MLS, tendo reconhecido o melhor time da liga em todas as temporadas regulares desde 1998 (os times de 1996 e 1997 foram posteriormente inscritos no troféu).
A decisão do grupo de torcedores foi baseada justamente no encurtamento da temporada regular e de todos os problemas que a pandemia do Novo Coronavírus teouxe para a competição, entre eles o não comparecimento das torcidas nos estádios.
Abaixo o comunicado completo na qual esclarece os motivos pela não remanecência do troféu em 2020:
“Depois de muita consideração e discussão, a Supporters ‘Shield Foundation decidiu desistir de conceder o Supporters’ Shield para a temporada de 2020. Esta não é uma decisão fácil de tomar. Com a impossibilidade de os torcedores estarem presentes e encherem seus estádios de paixão, no entanto, sentimos que o clima atual vai contra o espírito do Shield. A Supporters ‘Shield Foundation apoia nossos jogadores e apoiadores por saber que este ano foi um de muitos desafios, e elogiamos o apoio e esforço dado para fazer o melhor da temporada de 2020 como tem sido. Sem um vencedor de 2020 para abrigar o Escudo, consideraremos 2021 como um meio de espalhar a palavra e o espírito do escudo por toda a liga. Estamos ansiosos para educar os apoiadores sobre a história e paixão do Shield, bem como dar as boas-vindas a novos grupos de apoiadores na MLS. Enquanto isso puder ser feito com segurança, o Escudo dos Apoiadores entrará em turnê em 2021 para que o maior número possível de torcedores possa ver e aprender sobre este maravilhoso símbolo do futebol norte-americano. Em nome do quadro de Apoio aos Apoiadores, esperamos que todos permaneçam seguros. Estamos ansiosos para conceder o Escudo aos vencedores da temporada de 2021.”
A Major League Soccer também emitiu declaração sobre a decisão:
“A Major League Soccer foi notificada pelo Conselho de Torcedores Independentes de sua decisão de não conceder o Escudo de Torcedores nesta temporada. Todos os envolvidos na MLS entendem que a temporada de 2020 – como todas as grandes ligas esportivas profissionais – foi sem precedentes em nossa história. O clube que termina no topo da temporada regular terá perseverado em um ano altamente desafiador. Como nas temporadas anteriores, esta equipe será a cabeça-de-chave nos Playoffs da Audi MLS Cup, ganhará uma vaga na Liga dos Campeões do Scotiabank Concacaf e receberá o bônus que vai para o clube que terminar em primeiro lugar geral na classificação da temporada regular. Acima de tudo, os milhões de pessoas que seguem e apoiam nossa liga, times e jogadores sempre se lembrarão do clube que terminou como líder da temporada regular da MLS em 2020.”
DC United e LA Galaxy são os maiores campeões do torneio, que retornará em 2021, com quatro títulos.
(Capa: Reprodução/Twitter LAFC)