Com a eliminação de Philadelphia Union e Toronto FC nos playoffs da MLS, as projeções sobre em qual estádio a MLS Cup será disputada continuam em aberto. Por ter feito a melhor campanha na temporada regular, uma grande possibilidade era que o jogo fosse acontecer no Subaru Park, já que, independentemente de quem fosse o adversário, o Union jogaria em casa.
O próximo time melhor classificado na temporada regular entre aqueles que permanecem firmes nos playoffs é o Sporting Kansas City, que terminou em primeiro lugar na Conferência Oeste. O time de Peter Vermes precisa vencer mais dois jogos (o primeiro contra o Minnesota United) para que a MLS Cup seja decidida no Children’s Mercy Park.
Dos times que ainda estão nos playoffs, a classificação por pontos na temporada regular fica configurada assim:
- Sporting Kansas City
- Columbus Crew
- Orlando City
- Seattle Sounders
- Minnesota United
- FC Dallas
- Nashville SC
- New England Revolution
Os únicos times que não poderiam disputar a MLS Cup em casa são Nashville e New England Revolution, já que ambos não pontuaram mais do que qualquer outro time da Conferência Oeste.
Uma possibilidade é que a MLS Cup seja disputada pela segunda vez consecutiva no CenturyLink Field, casa do Seattle Sounders. O time terminou em segundo lugar na Conferência Oeste e é sempre um time difícil de ser batido.
O fato é que a matemática do mando de campo para a MLS Cup precisa ser revista a cada rodada à medida em que os playoffs vão acontecendo. Além de querer chegar até a grande final da MLS, os times também observam os adversários que vão avançando para saber se poderão decidir o jogo em seus domínios.
(Capa: Reprodução/Twitter Nicolas Lodeiro)