A temporada de 2020 não parecia reservar grandes emoções para Jimmy Maurer, então goleiro reserva do FC Dallas. Contudo, o atleta saiu da condição de goleiro reserva para improvável herói e ajudou a garantir a classificação da sua equipe para a fase seguinte dos playoffs da MLS.
O então goleiro titular da equipe, Jesse Gonzales, foi suspenso e pouco tempo depois, teve seu contrato rescindido por denúncias envolvendo casos de violência doméstica. A equipe então precisou de contar com Maurer, experiente goleiro de 32 anos, para preencher o vazio deixado por um dos principais atletas do elenco.
“Foi um ano louco em vários sentidos. Vários recomeços, isolamento, treinos em casa”, afirmou Maurer. Apesar da decepção envolvendo a notícia do ex-goleiro, o reserva se animou por ter a chance de ser titular. E não decepcionou: em campo neste ano foram 16 partidas, sendo sete sem tomar gols.
Além disso, existem outras estatísticas que provam o quanto Maurer foi importante para o FC Dallas durante a temporada regular. Ele foi líder em duas importantes categorias para goleiros: média de defesas (79.4%) e de gols sofridos (0,84%). “Não ligo tanto para estatísticas, mas são excelentes números, ainda mais quando analisados de maneira conjunta”, afirma.
Para o agora goleiro titular, esses números são possíveis também em função da equipe que o cerca: tanto o estafe técnico quanto os companheiros de defesa também devem ser parabenizados. Ostentando esses números, já seria uma excelente temporada, mas o destino guardava mais um capítulo especial em 2020.
Importante também nos playoffs
A partida diante do Portland Timbers, campeão do MLS is Back, foi disputada no Oregon. Maurer conseguiu segurar a equipe adversária até os 81 minutos de partida, quando foi vazado. Porém, viu sua equipe empatar e teria responsabilidade na disputa de pênaltis.
O experiente goleiro coroou a caminhada e se tornou mais um improvável herói na história das disputas de pênalti. Encarando o algoz Villafaña, que marcou durante o tempo regulamentar, Maurer defendeu a cobrança e classificou sua equipe. A defesa foi o encerramento especial de uma ótima atuação: sete defesas durante os 120 minutos de jogo.
Agora, a equipe espera o adversário, que sairá do confronto entre Seattle Sounders x LAFC, buscando se classificar para a final de conferência, fato que não acontece desde 2015.
Capa: Reprodução/fcdallas.com