No último domingo (29), o Orlando City deu adeus à disputa da MLS Cup ao perder para o New England Revolution por 3 a 1 jogando na Flórida. A atuação dos Revs, claro, foi brilhante, mas mesmo não tendo jogado tão bem, o Orlando City poderia ter tido uma outra sorte no duelo.
Faltando 15 minutos para o fim do jogo, o centro-avante Daryl Dike encontrou um penalti para os Lions, quando a partida ainda estava em 2 a 1 para o Revolution. Nani teria a chance de empatar o jogo para o Orlando City, que naquele momento, já jogava com um a menos após expulsão de Maurício Pereyra.
Na marca da cal, o português de 34 anos e capitão do time bateu mal e viu o goleiro Matt Turner defender a cobrança, aniquilando de vez as chances de classificação do time da Flórida.
Um dos erros do Orlando City nas últimas duas temporadas é o de ainda insistir com Nani nas cobranças de penaltis decisivas. É claro que o camisa #17 nem sempre desperdiça suas cobranças importantes.
Na decisão por penaltis contra o LAFC ainda no MLS is Back, ele bateu a quinta cobrança e marcou, classificando a equipe pra fase seguinte. No entanto, a partida talvez nem tivesse ido para os penaltis se o mesmo Nani não tivesse perdido cobrança no tempo normal.
Na partida contra o New York City, no dia (21), o cenário foi semelhante: Nani dessa vez converteu no tempo normal mas desperdiçou a última cobrança e por pouco não viu o Orlando ser eliminado.
Desde que chegou ao Orlando City, Nani cobrou 11 penalidades: Das 11, apenas SEIS entraram. Um número inaceitável para o batedor de penaltis oficial da equipe. E as cobranças perdidas foram em vários cenários diferentes, às vezes com o Orlando vencendo a partida, mostrando que, nem sempre, é a famosa “pipocada”.
Dos problemas que o Orlando City precisa resolver em 2021, as cobranças de penalti são de extrema urgência, uma vez que podem decidir partidas e classificações. E está mais do que claro que Nani, por mais que seja capitão e experiente, não pode mais ser o cobrador da equipe.
PENALTIS CONVERTIDOS
2019 – Orlando 4×3 Colorado
2019 – Montreal 0x3 Orlando
2019 – Minnesota 1×1 Orlando
2020 – Orlando 1×1 LAFC (MLS is Back) – Converteu na decisão por penaltis
2020 – NYRB 1×1 Orlando
2020 – Orlando 1×1 NYCFC – Converteu no tempo normal
PENALTIS PERDIDOS
2019 – Orlando 5×1 Cincinnati
2019 – Orlando 0x1 LA Galaxy
2020 – Orlando 1×1 LAFC (MLS is Back) – Perdeu no tempo normal
2020 – Orlando 1×1 NYCFC – Perdeu na decisão por penaltis
2020 – Orlando 1×3 Revolution
(Capa: Imago Images)