Nani tem baixo aproveitamento em penalidades mas segue batendo

0
26
HARRISON, NJ - OCTOBER 18: Orlando City forward Nani 17 takes a penalty kick and scores a goal during the second half of the Major League Soccer game between Orlando City SC and the New York Red Bulls on October 18, 2020 at Red Bull Arena in Harrison, NJ. Photo by Rich Graessle/Icon Sportswire SOCCER: OCT 18 MLS, Fussball Herren, USA - Orlando City SC at New York Red Bulls Icon201018486

No último domingo (29), o Orlando City deu adeus à disputa da MLS Cup ao perder para o New England Revolution por 3 a 1 jogando na Flórida. A atuação dos Revs, claro, foi brilhante, mas mesmo não tendo jogado tão bem, o Orlando City poderia ter tido uma outra sorte no duelo.

Faltando 15 minutos para o fim do jogo, o centro-avante Daryl Dike encontrou um penalti para os Lions, quando a partida ainda estava em 2 a 1 para o Revolution. Nani teria a chance de empatar o jogo para o Orlando City, que naquele momento, já jogava com um a menos após expulsão de Maurício Pereyra.

Na marca da cal, o português de 34 anos e capitão do time bateu mal e viu o goleiro Matt Turner defender a cobrança, aniquilando de vez as chances de classificação do time da Flórida.

orlando nani
Nani tem sido importante para o Orlando City, exceto quando o assunto é cobrança de penalti. (Imago Images)

Um dos erros do Orlando City nas últimas duas temporadas é o de ainda insistir com Nani nas cobranças de penaltis decisivas. É claro que o camisa #17 nem sempre desperdiça suas cobranças importantes.

Na decisão por penaltis contra o LAFC ainda no MLS is Back, ele bateu a quinta cobrança e marcou, classificando a equipe pra fase seguinte. No entanto, a partida talvez nem tivesse ido para os penaltis se o mesmo Nani não tivesse perdido cobrança no tempo normal.

Na partida contra o New York City, no dia (21), o cenário foi semelhante: Nani dessa vez converteu no tempo normal mas desperdiçou a última cobrança e por pouco não viu o Orlando ser eliminado.

Desde que chegou ao Orlando City, Nani cobrou 11 penalidades: Das 11, apenas SEIS entraram. Um número inaceitável para o batedor de penaltis oficial da equipe. E as cobranças perdidas foram em vários cenários diferentes, às vezes com o Orlando vencendo a partida, mostrando que, nem sempre, é a famosa “pipocada”.

Dos problemas que o Orlando City precisa resolver em 2021, as cobranças de penalti são de extrema urgência, uma vez que podem decidir partidas e classificações. E está mais do que claro que Nani, por mais que seja capitão e experiente, não pode mais ser o cobrador da equipe.

PENALTIS CONVERTIDOS

2019 – Orlando 4×3 Colorado
2019 – Montreal 0x3 Orlando
2019 – Minnesota 1×1 Orlando
2020 – Orlando 1×1 LAFC (MLS is Back) – Converteu na decisão por penaltis
2020 – NYRB 1×1 Orlando
2020 – Orlando 1×1 NYCFC – Converteu no tempo normal

PENALTIS PERDIDOS

2019 – Orlando 5×1 Cincinnati
2019 – Orlando 0x1 LA Galaxy
2020 – Orlando 1×1 LAFC (MLS is Back) – Perdeu no tempo normal
2020 – Orlando 1×1 NYCFC – Perdeu na decisão por penaltis
2020 – Orlando 1×3 Revolution

(Capa: Imago Images)