Toronto FC corre em busca de final histórico de temporada

0
16
Ayo Akinola e Alejandro Pozuelo após vitória contra Inter Miami
Twitter/Toronto FC

Ainda que muitos torcedores, e até jornalistas, questionem a validade da comparação, a temporada de 2020 do Toronto FC pode ser uma das melhores da sua história.

Chegando na última rodada da temporada regular brigando pelo Supporters Shield, a equipe mira bater o seu recorde de pontos por jogo na temporada regular – uma vitória leva os canadense a 2.4, superando os 2.3 da temporada de título em 2017. Dessa maneira, um tropeço do Philadelphia Union também abre caminho para uma segunda dobradinha (Supporters Shield e MLS Cup).

Aliás, dobradinha que aconteceu apenas 7 vezes na MLS, a última exatamente com o Toronto FC. Foi a quinta equipe a conseguir o feito, juntando-se a DC United (1996, 1999), Kansas City Wizards (2000), LA Galaxy (2002, 2011) e Columbus Crew (2008). Além disso, caso consiga esse ano, será a terceira a realizar o feito duas vezes.

Números interessantes

Na vitória de domingo (1), Alejandro Pozuelo empatou com Sebastian Giovinco em gols de pênalti pela franquia. O espanhol leva vantagem na eficiência: 91,7% de conversão (11/12), contra 64,7% do italiano (11/17). Ou seja, caso tenha a oportunidade de marca de pênalti novamente, assume a liderança histórica isolada.

Da mesma forma, o goleiro Quentin Westberg tornou-se o segundo goleiro com mais vitórias em temporada regular empatado com Chris Konopka. Uma vitória no próximo jogo deixaria o goleiro isolado na segunda posição com 12.

Essa temporada pode também ser a sexta vez que a equipe não tem um jogador com 10 gols na temporada regular. Ayo Akinola e Alejandro Pozuelo, ambos com 9, são as esperanças da equipe para evitar essa estatística.

Recordes

Com 11 das 13 vitórias nessa temporada regular com apenas 1 gol de vantagem, os canadenses atingiram 84,6% de vitórias por margem simples e é a porcentagem mais alta desde 2013, quando tivera 83,3% (5/6). Por outro lado, o último jogo pode tirar esse recorde em caso de vitória por mais de um gol.

Além disso, essa temporada já igualou o recorde de gols sofridos por jogo (1,09). A equipe precisa de um “cleansheet” para bater esse recorde e ficar com 1,04. Sofrer um gol deixa a estatística empatada.

Por último, vale mencionar novamente, em caso de vitória a equipe bate o recorde de pontos por jogo.

Encerramento da temporada regular

Em suma, o jogo que definirá essas estatísticas e pode abrir caminho para a segunda dobradinha do Toronto FC acontece no domingo (8), em Nova Iorque, contra o New York Red Bulls.

(Capa: Reprodução/Twitter Toronto FC)