A CONCACAF anunciou nesta quinta-feira (10) o novo calendário do futebol feminino de seleções, que inclui a estreia da Nations League feminina. As competições começarão em 2021 e terá seus principais torneios em 2022 e 2024.
O calendário criado pela Concacaf é diferente dos últimos anos. A confederação priorizou mais datas ao futebol feminino e uma nova competição de alto nível para as seleções disputarem. Neste novo calendário, as seleções femininas terão o dobro de jogos que o atual calendário.
O calendário será dividido em:
Eliminatórias para a copa do mundo feminina em 2021/2022: Com a fase de grupos acontecendo no final de 2021 e no começo de 2022. As seleções classificadas para as finais estarão automaticamente classificadas para a Copa do Mundo Feminina FIFA em 2023.
Nations League Feminina: As fases de grupos acontecerão de setembro a novembro de 2023. Os três primeiros colocados do grupo estarão classificados para a parte final do torneio que será em 2024. As finais ainda serão compotas pelos três melhores segundos colocados e os dois melhores terceiros colocados. O mata-mata será dividido em quartas de final, semifinal e final.
“Este é um momento marcante para a nossa estratégia da Concacaf, e estou extremamente animado com a perspectiva de lançar essas novas competições de seleção feminina da Concacaf. Acredito firmemente que eles fornecerão um caminho de desenvolvimento para todas as nossas associações, ao mesmo tempo em que criam eventos finais fortes e competitivos para mostrar o que há de melhor no futebol da seleção feminina em nossa região ”, disse o presidente da Concacaf e vice-presidente da FIFA, Victor Montagliani.
Os nomes e as marcas patrocinadoras das novas competições ainda não foram anunciados. O anúncio deve ocorrer em 2021.
(Capa: Reprodução/Instagram Megan Rapinoe)